- Banescaixa
- Fundação Banestes
Qualquer transação financeira, seja na rede Banestes ou na rede conveniada, necessita do cartão magnético do banco, senha e contrassenha.
Já nos Correspondentes, além da senha, é preciso apresentar documento de identidade. Essas ferramentas de segurança são a chave de acesso à sua conta bancária, cuide bem delas.
A senha é a sua assinatura eletrônica, portanto mantenha-a em sigilo absoluto. Não forneça a ninguém, nem mesmo pessoas de confiança como esposa, marido, filhos ou amigo. Não é seguro.
Se não conseguir memorizar a senha e precisar anotá-la, guarde a anotação em lugar diferente do cartão, reduzindo seus riscos em caso de roubo ou perda;
Este procedimento est� dispon�vel no autoatendimento na op��o outros servi�os, seguran�a.
N�o permita que seu cart�o seja manipulado por estranhos sem sua presen�a.
Verifique se a sua senha aparece como asteriscos no visor. Caso n�o seja poss�vel a visualiza��o da tela, n�o digite nada e pe�a para ver o que voc� est� digitando.
Ao utilizar o cartão, nunca se distancie dele. Não se afaste do terminal, sem concluir a operação. Em caso de dúvida, aperte a tecla "Cancelar".
Nunca empreste seu cartão para ninguém. Nem permita que estranhos o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver troca, sem que você perceba.
Jamais solicite ou aceite ajuda de estranhos. Caso precise, procure as áreas de atendimento ou um dos funcionários do banco. Eles estão a sua disposição para solucionar suas dúvidas e ajudá-lo a manter a segurança do seu autoatendimento.
Nenhum empregado do Banco está autorizado a visitá-lo, em seu domicílio, com o intuito de fazer recadastramento ou qualquer outra operação que exija a digitação dos números de sua conta corrente ou senha. Se alguém quiser saber esses números, desconfie.
Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levá-lo a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, comunique o fato imediatamente a Central de Atendimento Banestes.
Prefira utilizar os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina, etc).
Em viagem, se não for usar o cartão, deixe-o guardado no cofre do hotel.
Se for efetuar compras com seu cartão pela Internet, procure, antes, saber se o site é confiável e se tem sistema de segurança para garantia das transações.
Evite expor seu cartão a campo magnético (rádio, alarme de veículo, vídeo, celular, etc) ou ao calor. Ambos podem prejudicar os registros da tarja magnética do cartão, impedindo sua leitura pelas máquinas.
Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte as teclas "ANULA" ou "CANCELA" e comunique-se imediatamente com o banco. Nesses casos nunca aceite ajuda de desconhecidos, mesmo que digam trabalhar no banco, nem digite senha alguma na máquina.
Caso seu cartão seja roubado, furtado, perdido ou extraviado, comunique o fato imediatamente à Central de Atendimento Banestes e peça o bloqueio imediato do cartão.
Registre também a ocorrência na delegacia mais próxima. Recomendamos a troca da senha na sua agência após o recebimento do novo cartão.
Telefones para bloqueio, de acordo com o tipo do seu cartão:
Pessoas Físicas:
Cartões Banestes:
(27) 3383-2030 - Região Metropolitana da Grande Vitória
0800-645-2030 - Demais Localidades
Cartões de Crédito Banestes Visa:
0800 701 9333
Pessoas Jurídicas:
Cartões PJ do Setor Público ou do Setor Privado:
(27) 3383-2030 - Região Metropolitana da Grande Vitória
0800-645-2030 - Demais Localidades