Banner Responsabilidade Social

Responsabilidade Socioambiental

O Banestes traz em sua gestão ações que promovem o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio social.

A Responsabilidade Socioambiental da empresa se expressa por meio do seu comprometimento com os clientes, empregados, fornecedores, comunidades, meio ambiente e sociedade.

O banco desenvolve práticas éticas e socioambientais, nos níveis internos e externos do Sistema Financeiro Banestes, reconhecendo a sua responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente, sendo atuante no desenvolvimento social e sustentável do Estado.

A cultura de um povo é a sua história e a sua razão de ser. O Banestes, um banco que tem por missão desenvolver o Estado do Espírito Santo, procura investir na cultura local, proporcionando oportunidades de inclusão cultural à sociedade, através de seus projetos sociais e apoiando eventos, feiras e diversos programas com essa finalidade.

Assim, o Banco cumpre o seu papel de agente do desenvolvimento do Estado e defensor da identidade, sociedade e cultura capixaba. É parceiro em eventos e projetos nos segmentos ambiental, social, cultural, esportivo e de exposições e congressos, que valorizam as manifestações da região e favorecem a cidadania das comunidades do Espírito Santo.

Constante incentivador das artes e das manifestações culturais capixabas, o Banestes em 2018 tem apoiado dezenas de atividades culturais em diferentes regiões do Estado, como o Carnaval de Vitória.

Em maio, marcou presença na 7ª edição do Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa, o Santa Jazz, quando a cidade se tornou palco da sofisticação com apresentações de artistas nacionais e internacionais.

Na mesma categoria de evento, apoiou o Festival de Inverno de Guaçuí, no Sul do Estado, e divulgou aos participantes os cartões Banescard e Banestes Visa no estande do Banco.

O Banestes também é um dos patrocinadores do projeto Work in Process, que envolve trabalhos da artista plástica capixaba Rosilene Luduvico. Radicada na Alemanha, ela participa de uma sequência com quatro relevantes ações que culminarão com uma exposição no Palácio Anchieta, com obras de grandes dimensões, denominada “Alvorada”.

Na área do audiovisual, o Banco foi parceiro do 40º Cine Ema – Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do ES, que aconteceu em Burarama, Cachoeiro de Itapemirim. É um projeto social e cultural de ampliação da consciência ambiental através do cinema, exibindo gratuitamente obras audiovisuais que tematizem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em mostras na praça pública.

A cultura se manifesta na dança, na culinária, na música, na história da comunidade, nos patrimônios históricos e religiosos. Buscando alcançar o máximo desse leque de oportunidades, o Banestes participou também neste ano como patrocinador de um dos maiores eventos da área cultural no Espírito e de importante envergadura turística, Os Passos de Anchieta.

A iniciativa teve como objetivo promover o turismo religioso, cultural e histórico do município de Anchieta, além de contribuir para conservação do patrimônio histórico e artístico do local e, sobretudo, projetar a cidade em âmbito regional, estadual e nacional.

O Festival Nacional de Teatro de Guaçuí é mais uma parceria em evento que fortalece as manifestações culturais do Espírito santo. Além disso, o Banestes apoia a realização de festas e manifestações culturais em praticamente todos os municípios do Espírito Santo, colocando em prática sua missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado.

Lei Rouanet

O Banestes investe em projetos aprovados pela Lei Rouanet. Destaques para dois projetos: Exposição Rosilene Luduvico, realizada no Espaço Cultural do Palácio Anchieta, em Vitória/ES, apresentando pinturas de grandes dimensões, produzidas exclusivamente para a mostra e a publicação do livro “Espírito Santo em cada canto, um encanto”, contemplando reportagens pautadas a partir do elenco de manifestações e atividades da identidade cultural capixaba, e servindo como registro de memória do mosaico da cultura popular do Espírito Santo.

Monumento histórico

O Banestes inovou ao assinar contrato de patrocínio com o Instituto Góia para a restauração do Relógio da Praça Oito de Setembro, no Centro de Vitória. Inaugurado em 1942 e tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1992, o Relógio da Praça Oito destaca-se na paisagem e na memória dos cidadãos capixabas e está associado diretamente ao Banestes, já que sua primeira agência está sediada em um dos lados da quadra.

Criança

O Banco também tem realizado ações enquadradas em outras leis de incentivo, com destaque para o Fundo da Infância e Adolescência, e com investimento distribuídos em três projetos em parcerias com a Associação Salvamar de Assistência à Criança e ao Adolescente, a Casa de Acolhida e Educação Infantil (Creche da Alegria) e Associação Lar Semente do Amor (Rede Alsa).

Esporte

Na área esportiva, o Banestes manteve em 2018 a parceria com a Federação e Futebol do Estado do Espírito Santo para a realização do Campeonato Capixaba, quando alcançou as metas estabelecidas em retorno de mídia espontânea e em ações de relacionamento com públicos estratégicos, garantindo excelente retorno sobre o investimento.

Seguindo na área esportiva, o Banestes firmou parcerias com instituições que trabalham de forma integrada e multidisciplinar o esporte aliado à família, escola e comunidade, através da Lei de Incentivo ao Esporte. Destaque para o projeto Vôlei Vida Renovação, da Associação de Moradores do Bairro Guaranhuns, que trabalha programas desportivos e educacionais com a finalidade de transmitir conceitos e valores ligados à cidadania, promoção da saúde e educação, e na preservação do meio ambiente.