Entre os dias 14 e 16 de junho, a Bahia foi palco do Fórum de Lideranças do Mercado de Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg). O diretor-presidente da Banestes Seguros, Carlos Rafael, representou a seguradora capixaba no evento, que destacou-se como uma plataforma de diálogo e relacionamento estratégico, abordando temas relevantes do setor para os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Após abertura realizada pelo presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, o evento começou com o painel "Seguros como Instrumento de Proteção Social", que contou com a participação dos deputados federais Aguinaldo Ribeiro, Fernando Monteiro e Hugo Leal, e do presidente do Sincor-SE, Érico Melo Nery.
Em seguida, o painel “Transição Climática, Desenvolvimento Econômico Sustentável e Longevidade" foi composto pelo senadores Alessandro Vieira, Ângelo Coronel e Carlos Portinho, dos deputados federais Domingos Neto e Mauro Benevides Filho, além do presidente do IRB(Re), Marcos Falcão. Os debatedores discutiram as oportunidades e desafios para o setor de seguros no Brasil em um tema que vem ganhando mais atenção a cada ano, tanto de setores privados quanto públicos.
No segundo dia, o tema “O Papel do Setor de Seguros no Apoio aos Programas Governamentais” contou com a participação de Ana Maria Melo Netto Oliveira, secretária-adjunta de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda; Júlia Lins, diretora técnica da Susep; Denis Morais, presidente da Fenacap; e Jonatas Pulquério, diretor de Gestão de Risco do Ministério da Agricultura e Pecuária. Eles trataram sobre a importância do setor na implementação de políticas públicas.
"A importância da segurança jurídica para o crescimento do mercado segurador" foi o tema central do painel de encerramento, que contou com a participação de Anelize de Almeida, procuradora-geral da Fazenda Nacional; Glauce Carvalhal, diretora jurídica da CNseg; Jorge Messias, advogado geral da União; Vital do Rêgo, vice-presidente do Tribunal de Contas da União; e dos ministros do STF Flávio Dino e Luiz Fux. A discussão destacou como um ambiente jurídico estável pode ajudar a impulsionar o crescimento do mercado de seguros no Brasil.
Além das palestras e painéis, o fórum proporcionou momentos de relacionamento corporativo, permitindo uma maior interação entre as lideranças presentes no evento. Segundo Carlos Rafael, essa oportunidade de networking foi fundamental para fortalecer parcerias e alinhar estratégias entre as empresas e obter mais conhecimento com os palestrantes.
“A CNSeg, na figura de seu presidente Dyogo Oliveira, nos proporcionou um evento muito rico em informações, criando um espaço valioso para troca de conhecimentos e experiências. Ouvimos discussões relevantes com foco no Brasil que, sem dúvida, vão fortalecer nosso compromisso com um futuro mais seguro e sustentável para todos”, afirmou o diretor-presidente.
|