item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
Uma conversa entre pais e filhos faz bem
Conversar com seu filho é suficiente para ativar áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, afirma estudo

Mais do que ler para a criança ou perguntar "como foi seu dia?", estar realmente engajado em bater papo com seu filho é fundamental para o desenvolvimento da linguagem. Veja dicas para colocar a conversa em prática.

Um estudo publicado em fevereiro por uma equipe do Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos) concluiu que, mais do que ler para a criança, uma simples conversa entre filhos e pais é suficiente para ativar áreas do cérebro responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem.

“É quase mágico. As conversas ocorrem com mais frequência em famílias de nível socioeconômico elevado, mas as crianças de famílias com menor renda, ou menor nível de educação dos pais, mostraram os mesmos benefícios com o bate-papo caseiro”, diz John Gabrieli, autor da pesquisa. Para ir além do “como foi seu dia?”, a jornalista Patrícia Camargo, colunista da CRESCER, sugere formas de iniciar o diálogo:

De 0 a 1 ano

Narre o que estão fazendo ou vendo. “Vamos tirar a roupa agora e entrar no banho!”

De 1 a 3 anos

Converse sobre o cardápio, a rotina, a programação do dia. Durante a brincadeira, foque no interesse da criança: “O que essa boneca está fazendo?”; “O que você desenhou aqui?”.

De 3 a 6 anos

Proponha jogos de imaginação, como fingir que o pequeno é professor e você, aluno. A criança vai trazer experiências da escola que vão render um bom papo.

De 6 a 8 anos

Em vez de questões que podem ser respondidas apenas com sim ou não, use a imaginação. “O que fez você dar muita risada hoje?”, por exemplo. Para estimular, conte algo que aconteceu com você também.


Fonte: Revista Crescer


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa