Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo qualidade de vida
Melhores alimentos para comer na praia
A lista inclui coco, castanhas, milho e picolé de frutas

A praia é um destino certo no verão. E entre um mergulho e outro, a fome aparece. Apesar de alguns alimentos vendidos nas areias serem boas fontes de energia, o ideal é já sair de casa com a bolsa térmica preparada. A nutricionista Juliana Andrade orienta levar frutas (banana, maçã e pera), mix de castanhas e chás gelados.

Caso queira comprar algo no local, prefira água de coco, milho sem manteiga e picolés de frutas. “Uma espiga de milho pequena, por exemplo, tem 63 calorias”, diz. A massa do coco também entra na lista. “Constituída por fibras, gorduras do bem e sais minerais, ela ajuda no funcionamento do intestino, controle de diabetes e osteoporose. Só precisamos lembrar que é calórica, por isso o consumo deve ser moderado.”

Juliana indica fazer em casa sanduíches naturais com pão integral, alface, cenoura e frango. “Além de saudáveis, não vão deixar ninguém com fome para comer frituras.” Outra vantagem de levar a comida de casa é saber a procedência. “Devemos prestar atenção na origem do alimento e no processo de manipulação e conservação, para que não haja contaminação e, por consequência, problemas gastrointestinais.”

A maneira certa de armazenar a comida também é importante. “Bolsas térmicas são as melhores opções. Há no mercado diversos modelos e com preço acessível. Coalhada, por exemplo, é um alimento que precisa ser bem conservado.”

Para refrescar

O picolé é um dos protagonistas da estação. Os mais calóricos, segundo a nutricionista, são os à base de leite, como chocolate, mousse de morango e leite condensado. “Os mais leves são os de sucos de frutas, como limão, uva e manga.” O consumo de bebidas alcoólicas, como cerveja e caipirinha, não são indicados pela nutricionista. “São bem calóricas. Se puder evitar, melhor. Mas se for inevitável, consuma no máximo dois drinques.”

Verão com saúde

40 Calorias
Água de coco: essa é a quantidade em 200 ml da bebida (copo pequeno).

Cuidados
Fora de casa: se comprar algum alimento em um restaurante e levar para a praia, consuma enquanto a comida estiver fresca. Há risco de contaminação. Se o alimento não ficar na temperatura adequada de conservação, pode ter proliferação de bactérias.

Boa opção: quando a fome apertar, o milho pode ser uma solução. A espiga fica protegida na água fervente e dentro da palha. É uma opção melhor que um sanduíche de presunto, por exemplo, que veio de casa e passou horas sob o sol.

Queijo coalho: quanto ao queijo coalho, se for consumir, lembre-se que o alimento é rico em gordura e, para algumas pessoas, a digestão pode ficar complicada.

Na praia: é preciso prestar atenção ao vendedor dos alimentos, como ele está vestido, se tem higiene, se o produto está dentro do prazo de validade e se a embalagem está refrigerada.

Isopor: é importante lembrar que não se deve comprar alimentos que entrem em contato direto com o isopor. O ideal é optar por embalagens plásticas, térmicas ou de vidro.

95 Calorias
Picolé de coco: é a quantidade de calorias em uma unidade.

Lanches
Biscoitos: coma sempre nos integrais, que fornecem energia por mais tempo e são mais saudáveis. Evite os recheados e muito industrializados.

Bolos: é um tipo de lanche que as crianças gostam. Dê preferência aos caseiros. Bolos de milho e cenoura fornecem bastante energia e deixam a criançada mais saciada. Mas dispense a cobertura na hora de preparar.

Aperitivo: palmito com queijo branco é uma opção leve e saudável para aperitivos.

Frutas e sucos: leve a fruta inteira, em pedaços ou faça sucos, sem coar e nem adicionar açúcar. Uma dica é preparar o suco com antecedência e congelar. Salada de fruta também é uma opção. Banana, maçã, pera e ameixas são alternativas.

100 Calorias
Biscoito de polvilho: em uma porção de 30g há essa quantia.


Fonte: Gazeta Online e site Bem Estar


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa