item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo informação de prevenção
Os riscos de 10 remédios que todo mundo usa
Lideram a lista os medicamentos para dor, febre e queimação no estômago

Sabe aqueles remédios de dor, febre e queimação no estômago que todo mundo tem em casa? Cuidado: eles podem gerar mais riscos à saude do que solução para um simples desconforto pontual. É o que mostra a jornalista Marcia Kedouk no livro "Tarja Preta: os segredos que os médicos não contam sobre os remédios que você toma".

A autora revela que os medicamentos campeões de vendas nas farmácias geralmente são usados sem orientação médica e acima da dosagem ideal, provocando assim novos problemas, mesmo quando conseguem resolver a sua necessidade.

"Remédios para dor, febre leve ou inflamação são para uso pontual. E até eles precisam ser receitados, pois são os exames que definem a dosagem e o período de uso. O ideal seria só ter em casa um antitérmico e um analgésico convencional. Mais nada", orienta o clínico geral Paulo Castelo.

O especialista explica que ter um simples remédio em mãos para tratar dor de cabeça, por exemplo, nem sempre é benéfico. Principalmente quando a pessoa não tem a consciência de que nem todas as dores de cabeça são pelo mesmo motivo.

"Toda medicação tem dois lados. Tem o efeito desejado, mas também há uma margem de efeitos colaterais por dosagem acima do limite ou, justamente, por uso contínuo desnecessário. Não se pode calar um sintoma sem ter ideia do que está provocando esse sinal", alerta.

Intoxicação

Remédios do dia a dia, como Dorflex e Neosaldina, são à base de dipirona, uma substância à qual muita gente é alérgica e que, para esse público, apresenta risco de choque anafilático, ou seja, obstrui a respiração.

Além disso, crianças costumam confundir medicamentos com balas. Nesses dois casos, os medicamentos estão diretamente ligados a intoxicações que ocorrem constantemente, mas que podem ser evitadas.

"O maior índice de intoxicação no Brasil, hoje, é por medicamentos. É maior que intoxicação alimentar, por agrotóxicos ou por produtos de limpeza. Os motivos são o uso inadequado, a automedicação e a polimedicação (associar remédios que não podem ser tomados em conjunto)", conclui Castelo.

1 – TYLENOL
Para que serve: Dor e febre.
Limite de consumo: 4 gramas por dia.
Efeitos indesejados: O excesso do uso sobrecarrega o fígado e causa até falência do órgão. A mistura do Tylenol com anti-inflamatório, por exemplo, pode provocar overdose acidental.
2 - NEOSALDINA
Para que serve: Dor e febre.
Limite de consumo: 4 gramas por dia.
Efeitos indesejados: Reduz a quantidade de células do sangue, pode causar choque anafilático (reação alérgica grave que obstrui a respiração e pode matar) e diminui a capacidade de o corpo liberar endorfina, que é o nosso analgésico natural.
3 - DORFLEX
Para que serve: Dor muscular.
Limite de consumo: 4 gramas por dia.
Efeitos indesejados: Boca seca, alterações nos batimentos do coração, tremor, agitação, delírio e coma são alguns dos efeitos. A superdosagem é tóxica e pode matar.
4 - ASPIRINA
Para que serve: Dor e febres leves.
Limite de consumo: 4 gramas por dia.
Efeitos indesejados: Oito comprimidos já podem causar choque cardiovascular e insuficiência respiratória. Doses altas aumentam o risco de acidez no sangue e baixa de glicose. Em diabéticos, o uso indiscriminado pode causar hipoglicemia. Combinada com outro anti-inflamatório ou álcool, eleva chance de úlcera e sangramentos no estômago e intestino.
5 - SALONPAS
Para que serve: Dores musculares.
Limite de consumo: Retirar produto da pele em, no máximo, 24 horas após a aplicação.
Efeitos indesejados: O risco existe se o paciente toma algum tipo de anticoagulante, como para diabetes, se é alérgico a Aspirina, se tem problema nos rins ou fígado.
6 - ENO
Para que serve: Queimação no estômago.
Limite de consumo: Muito pontual, para usar uma vez, no máximo.
Efeitos indesejados: Dois envelopes contêm 1,7 grama de sódio, quase a recomendação máxima diária de consumo que é 2 gramas. Ou seja, um risco para quem tem pressão alta e problemas no coração. O excesso pode sobrecarregar os rins e os pulmões.
7 - OMEPRAZOL
Para que serve: Dor no estômago por lesões das mucosas.
Limite de consumo: No máximo uma vez por dia, mas depende das versões do remédio, que pode ser venoso também.
Efeitos indesejados: Age na diminuição do suco gástrico, aumenta o risco de infecções e dificulta a absorção de nutrientes pelo organismo. O uso por muito tempo pode reduzir os níveis de magnésio, causando problemas cardíacos.
8 - NEOSORO
Para que serve: Desentupir o nariz.
Limite de consumo: Uso também pontual, com intervalo de 6 horas por no máximo 2 dias.
Efeitos indesejados: O uso frequente faz com que o corpo acostume com a medicação e exija quantidade maior do produto. Além de rinite medicamentosa, pode aumentar a pressão sanguínea e trazer problemas de coração.
9 - TORSILAX
Para que serve: Dores musculares.
Limite de consumo: Só use por recomendação.
Efeitos indesejados: Anti-inflamatórios de forma geral podem atacar as mucosas do trato digestivo, causando náusea, vômito, diarreia, cólicas abdominais, úlcera e sangramento gastrointestinal.
10 - AMOXIL
Para que serve: Combate de bactérias.
Limite de consumo: O intervalo mínimo é de 12 horas, e o uso deve ser o menor possível, só enquanto durar a infecção.
Efeitos indesejados: Pode levar à proliferação de bactérias resistentes, chamadas de superbactérias.

Fonte: Gazeta Online


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa