Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo qualidade de vida
Saiba quais são as frutas mais saudáveis para o cardápio dos diabéticos
Apesar de saudáveis, elas são fontes de açúcar e seu consumo requer atenção
 

Mesmo tão saudáveis, as frutas precisam passar por uma seleção para serem consumidas pelos diabéticos. Algumas possuem mais açúcar que outras, podendo prejudicar a saúde de quem sofre deste mal. Porém, há dicas que ajudam a deixar as frutas, mesmo as "proibidas", próprias para serem consumidas.

A banana, considerada a grande vilã por ter muito açúcar em sua composição, pode sim ser ingerida por quem tem diabetes. Basta acrescentar fibra ao alimento, como explica a nutricionista Letícia Matrak.

"As frutas que aparentemente ficam de fora da dieta do diabético podem ser consumidas, quando acrescentamos uma fibra, como a linhaça, quinoa e chia. A fibra vai impedir que a absorção do carboidrato contido na fruta seja rápida. O que evitará aquele pico glicêmico".

Letícia acrescenta, porém, que é preciso limitar a quantidade. "Embora a fibra retarde essa absorção, não podemos praticar exageros. É para comer apenas uma unidade. Para isso, utilizamos uma colher da fibra para uma banana ou mamão, por exemplo".

Liberadas
Outras frutas com bem menos açúcar em suas composições estão liberadas, lista Matrak. "Aquelas que possuem baixo índice glicêmico estão permitidas. Acerola, ameixa, goiaba, lima da pérsia, maçã verde, melão, morango, nectarina e pêssego. Essas não são restritas à dieta".

Outra dica importante é utilizar a própria fruta para combater o alto índice glicêmico. "Comer a casca ajuda a prolongar a absorção do carboidrato, porque a casca tem fibra e poderá ser utilizada também com essa função", comentou a nutricionista.

Já o suco da fruta precisa ser regrado. Se puder escolher, opte sempre pela fruta in natura. "O suco tem uma maior concentração de frutose, porque você gasta, por exemplo, quatro laranjas para fazer um copo. Então é bem melhor comer a fruta", lembra.

Sabor na medida certa

As frutas liberadas
- acerola - ameixa
- goiaba
- lima da pérsia
- maçã
-verde
- melão
- morango
- nectarina
- pêssego


Fonte:
Gazeta Online!

 

banner leia outraws materias



« voltar

item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa