Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo informação de prevenção
Tosse pode ser um sinal de refluxo gastroesofágico?
 

Imagine se uma parte de sua pele, do braço, por exemplo, entrar em contato com uma substância ácida. A sensação de queimação e dor aguda é imediata. Por isso, na hora, ato instantâneo, acionaríamos o reflexo de retirada abrupta do braço, na tentativa de minimizar o contato da pele com o ácido, diminuindo a dor e a queimação, não é mesmo? Agora imagine que você não consegue tirar o braço do lugar e o ácido permanece lá, dia e noite, incomodando e provocando uma sensação de desconforto e queimação na região do abdômen que conhecemos como "boca do estômago". Assim ocorre com quem tem refluxo gastroesofágico.

O estômago normalmente produz uma quantidade muito grande de um ácido, chamado ácido clorídrico. Por isso é forrado por células que são preparadas para isso, como se fossem "blindadas". O estômago precisa ser um ambiente ácido. Vamos entender o porquê. Você come uma maçã, por exemplo. Por mais limpa e lavada que esteja, sempre permanece na casca uma quantidade de bactérias, patogênicas ou não. A acidez estomacal "mata" a grande maioria destes microrganismos que normalmente ingerimos, constituindo, assim, uma importante barreira de defesa contra algumas infecções.

As células do esôfago, porém, não são "blindadas" e, portanto, não toleram um ambiente ácido. Entre o esôfago e o estômago há uma estrutura que impede a passagem do conteúdo ácido do estômago para o esôfago. Nas pessoas com refluxo, esta estrutura não "funciona" direito. Em consequência, o ácido estomacal entra dentro do esôfago que, por razões óbvias, não pode ter aquele reflexo "de retirada". Por isso, ao longo do tempo, vai ficando queimado, dolorido e com muito desconforto. Isso é o que chamamos de esofagite de refluxo.

Quando a "onda" de secreções do estômago entra muito forte dentro do esôfago, pode subir até perto da garganta, onde está a comunicação com as vias respiratórias. Quando um pouco destas secreções entram em contato com a mucosa respiratória deflagram o reflexo da tosse, que funciona como uma defesa, como se o organismo estivesse "expulsando" para fora estas secreções indesejadas que penetraram nas vias respiratórias. Algumas pessoas até ficam mais roucas em decorrência do refluxo.

Tosse pode ser um sinal de várias situações. O refluxo é uma delas. A boa notícia é que há tratamento e funciona muito bem. Só que os xaropes para tosse NÃO estão indicados nos casos de refluxo. Por isso, fique atento e evite sempre a automedicação!

Fonte: G1 Notícias / Artigo da Dra. Ana Escobar

 

banner leia outraws materias



« voltar

item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa