Logo Banestes S.A.

Sistema de Amortização

Durante a simulação, você deve escolher qual o sistema de amortização que será utilizado no seu financiamento:

SAC - Sistema de Amortização Constante

É o sistema mais utilizado pelos bancos atualmente para financiamento imobiliário. Ao longo do prazo da operação, a amortização do empréstimo é constante em termos reais enquanto a parcela mensal referente aos juros é liquidado de maneira decrescente.

Tanto a prestação quanto o saldo devedor do financiamento são atualizados mensalmente pela TR (Taxa Referencial, anunciada pelo Banco Central), mesmo índice que corrige os saldos dos depósitos de Poupança. Assim, o valor total da prestação mensal (amortização + juros) é também decrescente em termos reais.

No SAC a cota de amortização é constante e é resultado do valor do financiamento dividido pelo prazo. A cota de juros é decrescente, pois é calculada sobre o saldo devedor que também é decrescente. O valor decrescente da cota de juros faz com que a prestação seja menor, mês a mês.

Tabela Price

Esse sistema, amortiza o saldo devedor mensalmente, mas será verificada a redução do saldo devedor de maneira expressiva somente após decorrido metade do prazo contratado, pois as prestações calculadas neste sistema são constantes para todos os meses do financiamento.

Dessa maneira, os juros vão decrescendo à medida que as amortizações vão crescendo. Inicialmente a prestação (composta de: amortização + juros) é menor.

Tanto a prestação quanto o saldo devedor do financiamento são atualizados mensalmente pela TR (Taxa Referencial, anunciada pelo Banco Central), mesmo índice que corrige os saldos dos depósitos de Poupança.