Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo qualidade de vida
Natação para combater o diabetes
Você sabia que a prática regular de exercícios físicos é um grande aliado no combate à diabetes? Aprenda a praticar a natação para combater esta doença
 

Um aliado que um portador de diabetes deve priorizar é o exercício físico. À extensa lista de benefícios, que inclui melhora do sistema cardiovascular, fortalecimento da musculatura, alívio do estresse e controle do peso, adicionam-se outros específicos para quem tem essa disfunção. "A atividade física torna mais eficiente e abundante a absorção de glicose pelos tecidos na hora do treino e até 48 horas depois", informa a educadora física Sonia de Castilho, da Associação de Diabetes Brasil (ADJ). Então, se a prática for regular, contribui para aumentar os receptores de insulina nas células, ocasionando maior sensibilidade ao hormônio. "Esse efeito é tão importante para o diabetes tipo 2 que nesse caso a atividade física é remédio".

Outra vantagem se estende aos portadores de diabetes tipo 1: a prevenção de complicações, como os danos vasculares. O treinamento melhora a saúde dos vasos e a atividade dos nervos, que padecem com o exagero de glicose em circulação.

Segundo a educadora física, qualquer modalidade é permitida para quem tem diabetes, desde que as taxas de açúcar no sangue (glicemia) estejam controladas. A vida ativa também ajuda a manter um peso saudável, colaborando para evitar o aparecimento da doença. Portanto, quem tem fatores de risco, particularmente quem não está em dia com a balança, precisa, o quanto antes, abandonar a vida sedentária.

Um estudo feito na Finlândia ao longo de 12 anos com 6.898 homens e 7.392 mulheres concluiu que a prática regular de atividade física diminui o risco de diabetes tipo 2. Pesquisadores australianos chegaram a uma conclusão semelhante após avaliarem 600 adultos: os que passaram a caminhar mais ao longo do dia, tentando totalizar 10 mil passos (o equivalente a 8 km de percurso) perderam peso e melhoraram a sensibilidade à insulina. Portanto, para afastar a doença, caminhe, ande, nade, pedale... Saia do sofá!

Não se esqueça!

• Antes de começar, passe por uma avaliação médica para conferir sua saúde.

• Faça alongamentos especialmente após os exercícios para ter mais flexibilidade, isto é, para aumentar a amplitude dos movimentos e prevenir lesões.

• Estique bem braços, pernas e costas até sentir certa tensão, depois relaxe.

Fonte: Revista Viva Saúde

 

banner leia outraws materias



« voltar

item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa