Banestes S.A.

Comitê de Gestão Integrada de Riscos e de Capital

O Comitê será composto por 4 (quatro) membros efetivos: titular da Diretoria de Riscos e Controle (Chief Risk Officer – CRO), titular da Diretoria de Negócios e Recuperação de Ativos, titular da Diretoria de Relações com Investidores e de Finanças e titular da Presidência da Banestes Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. As deliberações ocorrerão por maioria simples dos votos de, no mínimo, 3 (três) membros, sendo obrigatório 1 (um) voto de uma diretoria que compõe a estrutura de gerenciamento de risco de crédito do Conglomerado (Diretoria de Riscos e Controle ou Diretoria de Negócios e Recuperação de Ativos). O titular da Gerência de Análise de Riscos Integrados atuará apenas como coordenador do Comitê, não tendo direito a voto, devendo manter registros de todas as deliberações e decisões. Com exceção do coordenador, os membros efetivos do Comitê não poderão ser substituídos. O Comitê se reunirá, ordinariamente, no mínimo 04 (quatro) vezes ao ano ou, extraordinariamente, quando houverem assuntos a serem deliberados, sendo todas as deliberações submetidas ao Conselho de Administração. O titular da Diretoria de Riscos e Controle não participará das deliberações acerca de sua atuação e desempenho como CRO da Instituição.

O Comitê de Gestão Integrada de Riscos e de Capital tem como atribuições: avaliar os níveis de apetite por riscos fixados na Declaração de Apetite por Riscos - RAS e as estratégias para o seu gerenciamento, considerando os riscos individualmente e de forma integrada, auxiliando o Conselho de Administração na deliberação do assunto; supervisionar a observância dos termos da RAS e garantir que o seu conteúdo seja observado pela instituição; propor, com periodicidade mínima anual, recomendações ao Conselho de Administração sobre: (a) as políticas, as estratégias e os limites de gerenciamento de riscos e de capital destinados a manter a exposição aos riscos em conformidade com os níveis fixados na RAS; (b) o Programa de Testes de Estresse, que é um conjunto coordenado de processos e rotinas, dotado de metodologias, documentação e governança próprias, com o objetivo principal de identificar potenciais vulnerabilidades da instituição; (c) as políticas para a gestão de continuidade de negócios; (d) o plano de contingência de liquidez; (e) o plano de capital; e (f) o plano de contingência de capital; supervisionar a atuação e o desempenho do CRO; compartilhar com o Comitê de Auditoria os assuntos que possam subsidiar as análises e elaboração do Relatório do Comitê de Auditoria; avaliar o grau de aderência dos processos da estrutura de gerenciamento de riscos às políticas estabelecidas; compreender, de forma abrangente e integrada, os riscos que podem impactar o capital e a liquidez da instituição e assegurar o entendimento, o contínuo monitoramento dos riscos e a disseminação de cultura de riscos pelos diversos níveis da instituição.