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Banestes S.A.

Confira abaixo as principais dúvidas referentes aos Parcelamentos de fatura oferecidos pelo Banestes.

1. Como funcionava antes da vigência da Resolução nº 4.549 do Banco Central do Brasil?

  • Era possível efetuar o pagamento de um valor menor que o total da fatura (utilização do crédito rotativo) todos os meses. Nestes casos, o saldo devedor era financiado até o vencimento da fatura seguinte.

2. Como passa a funcionar após a vigência da Resolução nº 4.549 do Banco Central do Brasil?

  • O prazo de utilização do Crédito Rotativo, por ter caráter emergencial, fica limitado ao próximo vencimento da fatura. Após esse prazo, o Banestes disponibilizará proposta de Parcelamento da Fatura - Rotativo em que o cliente poderá escolher a parcela que se encaixa no seu bolso ou realizar o pagamento do valor total da fatura. No parcelamento será financiado o valor total da fatura atual ou o restante do saldo devedor não pago (Financiamento de Fatura, no caso do cartão Banestes Visa).

3. Após as mudanças com a Resolução do Banco Central, como ficou o cálculo do valor do pagamento mínimo da fatura?

  • Para o cliente que efetuou o pagamento integral da fatura anterior, as regras não se alteraram..

    Para os clientes que entraram no rotativo na fatura anterior, o pagamento mínimo da fatura é composto dos seguintes valores: 10% de todas as transações de compras e parcelas da fatura atual + valor integral do saldo financiado da fatura anterior, parcelas dos parcelamentos de faturas efetivados, compras parceladas pelo emissor, saque crédito (parcelas ou total) e possíveis encargos e tarifas.

4. Quem receberá a proposta de Parcelamento de Fatura?

  • A oferta de Parcelamento de fatura - Rotativo será disponibilizada a todos os clientes que financiaram o saldo da fatura mensal anterior, ou seja, a todos aqueles que não efetuaram o pagamento do total da fatura.

    Os clientes Banestes que efetuam o pagamento integral de seus boletos também irão receber propostas de parcelamento eventuais e opcionais, dentro da modalidade de Parcelamento de fatura - Compras Correntes, podendo ou não aderir, conforme desejado.

    Para clientes em atraso poderá ser ofertada proposta de Parcelamento de Fatura em Atraso acima de 30 dias Banescard, sendo a adesão opcional.

5. Como o cliente receberá a proposta de Parcelamento de Fatura?

  • A proposta de Parcelamento de fatura - Rotativo será enviada junto à fatura mensal, para o endereço cadastrado do titular do cartão.

    A proposta do Parcelamento de fatura – Compras Correntes é enviada impressa para o cliente por 3 meses seguidos, e a do Parcelamento de fatura em atraso acima de 30 dias Banescard é enviada por 2 meses consecutivos. Se não houver adesão, não será enviada proposta por igual período, mas o cliente pode aderir ao Parcelamento nos Canais Eletrônicos

    Além disso, o cliente poderá consultar a proposta através da Central de Atendimento de seu cartão, do Internet Banking e na agência com a qual mantém o seu relacionamento.

6. O cliente efetuou o pagamento do valor mínimo oferecido na fatura deste mês. Quais serão as suas opções de pagamento na fatura seguinte?

  • Neste caso, o cliente terá as seguintes opções:

    a) Pagar o valor total da fatura mensal ou um valor igual ou superior ao mínimo da fatura. Nesta situação, não haverá adesão ao Parcelamento de fatura;

    b) Pagar o valor exato de uma das opções constantes na proposta de parcelamento de fatura, dentro do prazo de vencimento desta. Nesse caso, o valor pago será considerado como a entrada do pagamento do Parcelamento de Fatura, escolhida pelo cliente, e as demais parcelas serão lançadas automaticamente nas próximas faturas do cartão;

    c) Para os clientes Banescard, com o pagamento inferior ao valor mínimo indicado e maior que a menor proposta do parcelamento, a adesão ao Parcelamento de fatura – Rotativo é automática e realizada no valor de entrada mais próximo e imediatamente inferior ao que foi pago. O valor pago a mais ficará como crédito para a próxima fatura.

    d) Para os clientes Banestes Visa, se o pagamento efetuado for de um valor que estiver entre a menor parcela de entrada e o mínimo da fatura, o valor restante da fatura será financiado em 12 vezes dentro do Parcelamento de fatura - Rotativo, considerando os juros do parcelamento.

7. E se o pagamento da fatura não corresponder exatamente a uma das opções da proposta enviada?

  • Para clientes Banestes Visa que não efetuarem o pagamento no valor exato da proposta, mas que tenham pago um valor compreendido entre a menor parcela de entrada e o mínimo da fatura, o valor restante da fatura será financiado em 12 vezes, considerando os juros do parcelamento.

    Exemplo: O cliente tem uma fatura atual no valor de R$ 3.654,74 e mínimo de R$ 3.446,46. Foi disponibilizada uma proposta de parcelamento, em que o valor da menor entrada (parcela) é de R$ 328,35. O cliente pagou R$ 400,00; neste caso, o valor restante da fatura, de R$ 3.254,74 (R$ 3.654,74 – R$ 400,00), será financiado em 12 vezes, considerando os juros do parcelamento.

    Para os clientes Banescard, o pagamento igual ou superior ao valor mínimo indicado para o pagamento da fatura não importará em adesão ao parcelamento de fatura, mas tão somente se o cliente pagar exatamente o valor de uma das propostas. Caso o pagamento efetuado seja inferior ao mínimo, mas superior à menor entrada, a adesão ocorrerá no valor de entrada mais próximo e imediatamente inferior ao que foi pago. O valor pago a mais ficará como crédito para a próxima fatura.

8. O cliente não autorizou o Parcelamento da fatura e mesmo assim o Banestes realizou o parcelamento. Por quê?

  • A adesão ao Parcelamento de fatura – Rotativo será realizada automaticamente através do pagamento da fatura, mesmo que o cliente não tenha escolhido formalmente nos canais de atendimentos disponibilizados pelo Banestes.

    O Parcelamento de fatura após financiamento do saldo devedor no rotativo por 30 dias é obrigatório para atendimento ao disposto na Resolução nº 4.549 do Bacen, além de praticar juros menores para os clientes.

    O Parcelamento de Fatura - Compras Correntes e o Parcelamento de Fatura em Atraso acima de 30 dias Banescard tem adesão opcional, ocorrendo apenas com o valor do pagamento exato da entrada ofertada.

    Para o Banescard, a adesão automática ao Parcelamento de Fatura – Rotativo também poderá ocorrer quando o cliente se encontra em atraso e tem uma proposta de parcelamento ativa, através de débito em sua conta corrente do valor correspondente à menor prestação da proposta de parcelamento.

9. O cliente sempre paga o valor total da fatura. Muda alguma coisa nesse caso?

  • Para o cliente que efetua o pagamento no valor integral da fatura não muda nada;

    O cliente Banestes também poderá receber proposta de Parcelamento de Fatura – Compras Correntes ocasionalmente, mas a adesão é opcional, e ele também pode continuar a pagar a fatura integralmente, caso deseje.

10. Como o cliente pode aderir ao Parcelamento da Fatura?

  • O cliente estará vinculado à adesão da proposta com o pagamento do valor desejado no Aplicativo Banestes, Internet Banking, ATMs, com a própria fatura mensal ou através de débito em conta (quando relativo ao inadimplemento, no caso do Parcelamento de fatura - Rotativo).

    Para o Parcelamento de fatura – Compras Correntes e para o Parcelamento de Fatura em Atraso acima de 30 dias Banescard, a adesão só ocorre com o pagamento do valor exato da entrada.

    Para o Parcelamento de fatura – Rotativo, a adesão ocorre das seguintes formas:

    a) O pagamento do valor exato da entrada;

    b) Para os clientes Banestes Visa, com o pagamento de um valor superior a menor proposta e inferior ao mínimo da fatura, o saldo restante (total da fatura – valor pago) será financiado em 12 vezes, considerando os juros do parcelamento.

    c) Para os clientes Banescard, com o pagamento de um valor superior a menor proposta e inferior ao mínimo da fatura, o sistema entenderá a adesão com o valor da entrada mais próxima e imediatamente inferior dentre as opções de parcelamento.

    d) Para os clientes Banescard, através de débito na conta corrente do cliente em atraso que tenha proposta ativa, no valor da menor entrada (débito relativo ao inadimplemento).

    e) Para os clientes Banestes Visa, através de débito na conta corrente do cliente em atraso que tenha proposta ativa (débito relativo ao inadimplemento), no valor compreendido entre a menor entrada e o mínimo da fatura. Caso seja debitado o mínimo da fatura não ocorrerá a adesão ao parcelamento.

    Para a adesão ao parcelamento não serão aceitos pagamentos com faturas vencidas, apenas aqueles efetuados com a fatura atual ou com guia avulsa emitida após a oferta do parcelamento.

11. O cliente não recebeu nenhuma proposta de Parcelamento de fatura. Por quê?

  • Não receberão a proposta de Parcelamento de Fatura – Rotativo, os clientes que estejam em atraso (não efetuaram o pagamento mínimo) há mais de 30 dias no dia de vencimento da fatura financiada;

    Os clientes Banestes Visa que efetuam o pagamento do valor total da fatura receberão propostas eventuais, dentro da Contas Correntes, podendo aderir ou não ao Parcelamento, conforme desejarem.

12. A fatura do cliente está em débito automático. O que ele deve fazer para aderir ao parcelamento?

  • O cliente Banescard deve procurar a sua agência, para inibir o serviço de débito automático temporariamente e poder aderir ao Parcelamento de Fatura.

13. Os encargos já estão contabilizados no valor da parcela?

  • Sim. O valor da parcela é fixo e já inclui o valor dos encargos do parcelamento, exceto o IOF que será cobrado integralmente com a adesão ao parcelamento e será debitado em uma única parcela na fatura mensal.

14. A taxa de juros do parcelamento difere da taxa de juros do rotativo?

  • Sim. O Banestes oferece taxa de juros mais atrativa para o cliente que parcelar a sua fatura. As taxas do rotativo e do Parcelamento de fatura podem ser conferidas na fatura mensal ou através de contato com a Central de Atendimento.

15. O parcelamento compromete o limite do cartão?

  • Sim. O limite de crédito do cartão é único, tanto para o rotativo como para o parcelado.

    O limite será recomposto à medida que as parcelas forem sendo pagas, conforme a política de concessão de crédito do Banestes.

16. O cliente optou pelo parcelamento. Pode continuar utilizando normalmente o cartão?

  • Caso tenha limite de crédito disponível, o cliente poderá continuar utilizando normalmente seu cartão.

17. Qual é a quantidade mínima de parcelas? E a máxima?

  • O cliente pode efetuar o parcelamento de duas até vinte e quatro vezes, respeitando o valor mínimo de cada parcela, que é de R$ 30,00 (trinta reais). As opções de parcelamento serão informadas na fatura do seu cartão.

    A quantidade e o valor das parcelas dependem do saldo total da fatura e do tipo de parcelamento proposto, de acordo com as normas e diretrizes definidas pelo Banestes.

18. Qual é o valor mínimo da parcela? E o prazo para a adesão?

  • O valor mínimo da parcela é de R$ 30,00 (trinta reais). O prazo para adesão consta na proposta de Parcelamento de Fatura. No caso da modalidade de Compras Correntes, a proposta vale até a vencimento da fatura para o cliente Banestes Visa.

19. Após a adesão ao Parcelamento de Fatura o cliente pode alterar a data de vencimento?

  • Sim, poderá ocorrer alteração da data de vencimento, respeitado o prazo de 06 (seis) meses decorridos da última alteração.

20. O valor da entrada constante na proposta de parcelamento está maior do que o valor das outras parcelas. Por quê?

  • Isso acontece quando há mais de um parcelamento vigente. O valor da entrada corresponde à soma da parcela ofertada na proposta de parcelamento da fatura atual e eventuais parcelas vigentes referentes a adesões anteriores.

21. Para clientes com Parcelamento de fatura ativos, é possível fazer novos parcelamentos?

  • Sim, mas ressaltamos que nesse novo parcelamento, o valor da entrada será a soma da parcela ofertada na proposta de parcelamento da fatura atual e eventuais parcelas vigentes referentes a adesões anteriores.

22. Se o cliente recebe a proposta, mas não realiza nenhum pagamento ou paga um valor abaixo da menor oferta da proposta, seu cartão é bloqueado?

  • Sim, ocorre o bloqueio por atraso. Para desbloquear o cartão, deverá ser pago um valor igual ou superior ao mínimo ou de um valor em que ocorra a adesão ao parcelamento.

23. Se o cliente desejar quitar todo o parcelamento, como ele deve proceder? Tem desconto?

  • O cliente terá desconto nos juros das parcelas pendentes do parcelamento (desconto integral dos juros futuros). Ele deve procurar sua agência para a solicitação do cancelamento.

24. Como funciona o débito relativo ao inadimplemento (atraso), com as novas regras do rotativo? Quando ocorre esse débito o cliente ainda pode aderir ao parcelamento?

  • O débito relativo ao inadimplemento ocorre das seguintes formas:

    • Para os clientes que não tem proposta de parcelamento não houve alteração.

    • Para os clientes Banescard que possuem proposta de parcelamento, o débito ocorrerá no valor da menor entrada e ocorrerá a adesão ao parcelamento de fatura.

    • Para os clientes Banestes Visa, o débito ocorrerá no valor do mínimo da fatura. Caso o valor debitado seja inferior ao mínimo e superior a menor entrada ocorrerá o financiamento do saldo devedor em 12 vezes.

25. O cliente aderiu ao parcelamento do cartão Banescard e parece que estão cobrando duas parcelas na mesma fatura. Existe divergência?

  • Não são cobradas duas parcelas, pois o cliente sempre pagará apenas a parcela vigente do mês.

    O que acontece na fatura posterior à adesão ao parcelamento é que a entrada (débito) é demostrada como a primeira parcela do plano de parcelamento escolhido (“Parcelamento Fatura 1/X”). O pagamento da entrada (crédito) escolhida é demostrada na fatura como “Pagamento Entrada Parcelamento Fatura”.

    O valor pendente para pagamento é a segunda parcela, que é demostrada na fatura como “Parcelamento Fatura 2/X”.

26. Quais as principais diferenças do Parcelamento de fatura – Rotativo para o Parcelamento de fatura – Compras Correntes?

  • O Parcelamento de fatura – Compras Correntes é ofertado apenas para clientes que não estão em atraso.

    Sua adesão é opcional e só ocorre com o pagamento do valor exato da entrada. A quantidade de parcelas varia de 2 a 12 e a proposta é enviada impressa para o cliente por 3 meses seguidos. Se ele não aderir, não será enviada por 3 meses, mas ele fazer a adesão nos Canais Eletrônicos.

27. Quais as principais diferenças do Parcelamento de fatura – Rotativo para o Parcelamento de Fatura em Atraso acima de 30 dias Banescard?

  • O Parcelamento de Fatura em Atraso acima de 30 dias Banescard é ofertado apenas para clientes Banescard que estão em atraso há mais de 30 dias.

    Sua adesão é opcional e só ocorre com o pagamento do valor exato da entrada. A quantidade de parcelas varia de 2 a 24 e a proposta é enviada impressa para o cliente por 2 meses seguidos. Se ele não aderir, não será enviada por 2 meses, mas ele pode aderir nos Canais Eletrônicos.

    O cliente que estiver com atraso de 31 a 59 dias terá o cartão desbloqueado automaticamente assim que aderir ao parcelamento.