Logo Banestes S.A.

Pais são as melhores referências para a vida financeira dos filhos

A relação entre pais e filhos, afetividade e emoções, são fundamentais para a construção de autonomia e independência dos pequenos em diversas áreas da vida, ainda mais sendo os pais a maior referência para isso. Para as finanças, essa questão não poderia ser diferente.

Todas as experiências passadas ao longo dos anos constroem uma relação saudável entre filhos e dinheiro, evitando que no futuro se tornem adultos consumistas e endividados.

Abaixo, vamos apresentar alguns hábitos que irão te auxiliar a ser exemplo financeiro para os pequenos. Essa é mais uma matéria, de uma série de publicações, em comemoração ao mês das crianças, uma parceria entre o Banestes e a startup capixaba Graninha Kids, para ajudar pais a auxiliarem seus filhos no processo de educação financeira.

Não seja o pai gastão. Aplique o método em você mesmo

Não adianta pais ficarem no discurso e não mostrarem atitude. Educar os filhos a economizar, mas ser descontrolado com as próprias finanças, ou até mesmo endividado, não é a melhor forma de passar credibilidade aos pequenos. Quando falamos em educação, dar o exemplo é muito mais importante, um processo realizado dia após dia.

O método dos quatro potinhos desenvolvido pelo Graninha Kids para as crianças pode também ser aplicado para adultos. Então, faça os seus potinhos: crie sua conta da liberdade financeira; reserve um dinheiro para a diversão; planeje a compra de algo mais caro; e mostre para a criança que você faz doações.

Nunca diga: “Não tenho dinheiro” ou “Não temos dinheiro”

Sabemos dos desafios de manter as finanças em dia e todos os gastos controlados. Mas evite usar negativas, pois a força das palavras é muito forte nesses casos. Nossa mente trabalha para confirmar aquilo que foi programado por nós mesmos. Portanto, diga as coisas de outra forma.

Mostre para o seu filho o que pode ser feito para alcançar o objetivo desejado, mesmo que não tenha grana suficiente no momento. Pergunte a ele o preço do que ele deseja. Caso ele não saiba, mostre a importância dessa informação. Assim será possível calcular quanto falta para atingir o objetivo e traçar estratégias, vislumbrando até mesmo formas de aumentar a renda e tornar a compra possível.

Acompanhe seu filho semanalmente

Crianças podem demorar algum tempo até atingir maturidade suficiente para controlar as próprias finanças com independência. Por isso, é importante dedicar algum tempo e criar uma rotina de acompanhamento nesse processo de aprendizagem.

Reserve um momento semanal, de preferência em que todos os integrantes da família estejam presentes, e converse com os pequenos sobre o controle da mesada e a evolução dos potinhos para sentir como está o nível de conhecimento deles.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais