Logo Banestes S.A.

Não gaste todo o seu salário no feriadão

O que não faltou em 2017 foi feriado prolongado e nesta semana tem mais um. O Dia da Independência do Brasil e o aniversário da cidade de Vitória em uma quinta e sexta-feira, respectivamente, são a oportunidade de um merecido descanso. Mas com tantas opções de viagens, passeios e comilanças, o cuidado para não estourar o orçamento deve ser redobrado.

Deixar para decidir o que fazer de última hora pode sair caro. Serão passagens e hospedagens com valores mais altos e essa conta vai se refletir nos meses seguintes. Pensando nisso, o Banestes listou algumas orientações para você não gastar todo o seu salário do mês nesses quatro dias de feriado, além de dar dicas para curtir os próximos feriadões com mais organização financeira. O importante é sempre se planejar com antecedência e procurar atividades que caibam no bolso.

Anote as despesas: Planejamento financeiro é a chave para uma vida financeira saudável. Estabeleça um limite de gastos para o feriadão e anote as despesas ao longo dos dias. Assim você não perde o controle do que está saindo da conta e não extrapola o teto estipulado.

Escolha programações baratas: Viajando ou não, monitorar as finanças é fundamental. Procure atividades com entrada gratuita da cidade em que está. Escolha eventos baratos e explore os pontos turísticos.

Defina com o que vai gastar mais: Vai curtir o feriadão, mas quer saber como economizar durante a viagem? Uma dica é definir com o que vai gastar mais. Se estiver com a família ou em grupo, por exemplo, converse previamente sobre quais passeios serão feitos, se vão a restaurantes em todas as refeições ou se farão lanches, observe se alguma atividade tem desconto em determinados horários, etc.

Não planejou, mas vai viajar? Decidir viagens ou até mesmo alguns passeios em cima da hora costuma onerar valores de passagens, hospedagens e entradas em parques, por exemplo. Se decidir ir, escolha trajetos menores, como um bate e volta entre estados próximos ou até mesmo destinos locais. Por mais organizado que você seja, há situações que fogem do planejamento e nesses momentos é necessário listar minimamente os custos básicos de uma viagem. Fique atento a passagens, estadias e alimentação, além de presentes, passeios e táxi.

Pesquise sempre: Antes de contratar qualquer serviço procure uma segunda ou uma terceira opinião. Isto servirá para você saber se o valor que está pagando é compatível com os preços de mercado. Essa dica vale para tudo: compra de passagens, alimentação, passeios turísticos, lembranças, etc.

Vai ficar em casa? Também dá para aproveitar! Se a grana está curta e o feriadão será mesmo em casa, tem como transformar os quatro dias de descanso em atividades sem tantos gastos. A dica é curtir as atrações locais. Aproveite e seja turista na sua própria cidade. Você ainda pode aproveitar esse tempo para ler um livro, reunir a família e escolher outras opções, como um cinema ou um roteiro gastronômico.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais