Logo Banestes S.A.

Menos trânsito. Mais economia

Falou em trânsito, pensou em engarrafamento, acidentes, barulho, tempo e gasto, muito gasto com combustível e manutenção de veículos. Mas há formas de minimizar todos esses problemas, e debater essas alternativas é o objetivo da Semana Nacional de Trânsito, que começou na segunda-feira, dia 18.

O tema deste ano é “Minha escolha faz diferença no trânsito”, levando a população a se conscientizar sobre os melhores hábitos e comportamentos para ajudar na mobilidade urbana.

Além disso, optando por pequenas mudanças é possível até mesmo melhorar as suas contas. Pegar uma carona ou escolher um dia para deixar o carro em casa não colabora somente para reduzir o trânsito, mas também com o seu bem-estar financeiro. O Banestes selecionou algumas dicas para ajudar:

Vá de ônibus. Vá de bicicleta

Já pensou em escolher um ou mais dias da semana para deixar o carro na garagem e ir ao trabalho ou à escola de transporte coletivo ou até de bicicleta? Essa é uma das abordagens da Semana Nacional de Trânsito: incentivar as pessoas a experimentarem outros meios de transporte além do automóvel.

Nesta sexta-feira, dia 22, é promovido o Dia Mundial Sem Carro, em defesa do meio ambiente e de mais qualidade de vida urbana para a população. Dentre as vantagens de aderir à data comemorativa há a oportunidade de economizar no valor do combustível e também adiar possíveis idas a oficinas mecânicas. Com os valores constantemente em alta, vale a pena!

Combine uma carona

carona de alguém ou até mesmo oferecer carona para outras pessoas?

Pequenos hábitos fazem grandes diferenças, inclusive no bolso. Dividindo o carro com outras pessoas você contribui para a redução do fluxo de veículos nas ruas, compartilha os gastos com combustível e, de quebra, reforça os relacionamentos. Combine os dias da carona com os parentes, vizinhos e amigos.

Ande de bike

Proporcionando um estilo de vida mais saudável nos centros urbanos, é cada vez mais fácil encontramos ciclovias. Antes de sair de casa, pense na distância que vai percorrer e avalie trocar o carro ou o ônibus pela bicicleta.

Você ganha tempo, pois evita ficar preso em engarrafamentos, e ainda oferece para si mesmo uma maior qualidade de vida ao praticar um exercício físico. Vale destacar também que isso contribui para a diminuição de emissão de agentes poluentes.

Mas lembre-se que, para andar de bike, é preciso se preocupar com a segurança. Use os equipamentos corretos e esteja sempre atento ao trânsito para evitar acidentes.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais