Logo Banestes S.A.

13º: A chance de você começar o ano novo no azul

O final do ano chegou e você está com o bolso cheio de dinheiro em função do 13º salário. E é aí que mora o perigo! Entre reuniões de família, festividades no trabalho e feriados prolongados, os gastos ficam maiores.

Mas, esse é o momento perfeito para usar seu recurso financeiro extra para quitar dívidas, abrir ou incrementar a poupança e até fazer gastos, mas com planejamento. Tudo pensando em como começar 2018 com as contas no azul. O Banestes apresenta abaixo algumas opções de como usar esse salário extra.

Em primeiro lugar, zere suas dívidas!

Devido aos altos juros, as dívidas sempre devem ser tratadas com urgência. Se você ainda possui débitos em aberto, aproveite o 13º para quitá-los e começar o ano com o nome limpinho.

Para a superintendente de Restruturação de Ativos do Banestes, Carla Barreto, prestações vencidas ou com taxas de juros maiores, a exemplo do cheque especial e o cartão de crédito, devem ser o primeiro destino do dinheiro extra.

“Faça um ranking das dívidas mais onerosas até as menos onerosas. A partir daí estabeleça as prioridades. Se o pagamento for à vista, negocie o desconto. Se não for suficiente para pagamento da dívida integral, proponha uma entrada e parcele o restante, sempre atento a sua capacidade de pagamento”, orienta.

Amortize parcelas de financiamento

Antecipar parcelas do financiamento do carro ou da casa, por exemplo, pode ser um bom destino para o seu dinheiro. Assim você equilibra as finanças dos próximos meses, bem como garante um descontinho pela antecipação do pagamento. Claro que essa não é uma prioridade para as finanças, mas é sempre bom considerar um certo respiro no início do ano.

Reserve uma parte para impostos e escola

A gente sabe que dezembro e janeiro são meses de muitos gastos. IPVA, IPTU, matrícula e material escolar são sempre itens que pesam no orçamento. Sabendo disso, reserve uma parte do 13º para suprir esses gastos e fuja do endividamento.

13º não é dinheiro extra

A não ser que você tenha aplicado todas as nossas dicas e esteja com as contas em dia, 13º não é dinheiro extra. Não use sem critério ou prioridades. Lembre-se que utilizar essa grana com sabedoria determina a saúde financeira que você terá nos próximos 12 meses do ano. Consuma com inteligência.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais