Logo Banestes S.A.

A vez da mesada

Em celebração ao mês das crianças, o Banestes, em parceria com a startup capixaba Graninha Kids, está realizando uma série de publicações para ajudar pais a ensinarem seus filhos sobre dinheiro desde cedo.

Um dos primeiros passos sugeridos é a inserção da mesada, com o método dos quatro potinhos. Cada pote possui um destino específico. São eles: Galinha dos Ovos de Ouro, Carteira de Diversão, Caixinha de Natal e Doação.

Ter o hábito de dar mesada para os filhos é importante porque, a partir desse primeiro contato com o dinheiro, os pequenos entenderão que essa quantia não irá durar para sempre e com um pouquinho de administração renderá mais.

No texto desta semana, #GraninhanoBanestes fala justamente sobre o questionamento: Como auxiliar os pequenos com o controle financeiro de suas mesadas? Confira abaixo algumas dicas:

De olho nas finanças

O objetivo dos quatro potinhos não é juntar dinheiro. Mais do que isso, o método ensina a criança a ter controle financeiro, aprendendo desde cedo a lidar com o dinheiro de forma prática. Dentre as lições aprendidas está a administração dos valores, quanto será destinado a cada pote, quanto será utilizado e também poupado. Ao final do processo, a criança absorverá valiosos conhecimentos sobre finanças.

Programe-se

Determine horário e local para fazer o controle financeiro junto aos pequenos. Programe-se e realize esse compromisso semanalmente. Datas próximas aos finais de semana exigem das crianças maior controle, já que pode haver maior gasto. Esse momento pode ser explorado pelos pais, auxiliando a melhor forma de usar a mesada. Escute seu filho, passe vídeos ou leia com ele. Faça desse momento algo prazeroso.

Mesada e controle financeiro

Durante a entrega da graninha semanal, aproveite o momento para realizar o controle financeiro de cada potinho junto aos pequenos. Assim você consegue auxiliar no processo de destinação da mesada, caso ela esteja sendo gasta de forma errada.

Trabalhe em equipe

O processo de educação financeira entre pais e filhos é indispensável. Deve envolver a todos. Então alterne as conversas sobre o assunto durante a semana entre os familiares responsáveis da casa. Uma semana o pai, outro a mãe, no outro os dois. Esse trabalho em conjunto é importante porque aumenta a participação de toda a família.

Prática

Nessa primeira etapa, a única função dos pais é controlar como os filhos estão administrando a graninha. Esses são os primeiros passos. Veja se eles estão usando o potinho da doação de forma correta, ou se estão usando com a finalidade do potinho de diversão. Identifique se está havendo algum desvio e converse, converse bastante. Ensine o método para que eles aprendam de verdade como usar da melhor forma o dinheiro aplicado em cada potinho.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais