item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
Amamentar reduz em quase 50% o risco da mulher desenvolver diabetes tipo 2, aponta estudo
Se você pensava que era apenas o seu bebê que ficava mais forte e saudável com a amamentação, veja o que diz esta pesquisa

As mamães de recém-nascidos têm mais um motivo para amamentar seus bebês: além de ser o alimento mais rico que se pode oferecer aos pequenos, um novo estudo mostra que o aleitamento materno reduz as chances da mulher desenvolver o diabetes tipo 2. Publicada na revista médica JAMA Internal Medicine, a pesquisa acompanhou 1.238 mulheres durante 30 anos, levando em consideração fatores de risco para a doença, como obesidade, estilos de vida ou antecedentes familiares de diabetes, além de resultados perinatais.

O endocrinologista Daniel Kendler, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), reforça que esse é um dos primeiros grandes estudos controlados, já que para chegar à conclusão os testes de glicose foram refeitos 7 vezes, ao longo dos 30 anos de acompanhamento. O resultado do estudo mostrou que as mulheres que amamentaram por, pelo menos, seis meses tiveram uma redução de 48% nas chances de desenvolver o diabetes tipo 2 ao longo dos anos. Para as que seguiram com o aleitamento materno por um período menor que seis meses a redução foi de 25%. Já as que amamentaram até o primeiro ano de vida tiveram uma redução de 47%.

De acordo com o endocrinologista, existem algumas justificativas para a relação entre o aleitamento e a redução da diabetes: “A explicação já começa no fato de que para fabricar o leite, diariamente, o corpo desvia da corrente sanguínea 50 gramas de açúcar. Soma-se a isso o esforço do organismo, que gasta cerca de 300 calorias diárias para dar conta da demanda da amamentação (o que ajudaria no emagrecimento)”, diz.

Outra explicação é que a mulher que amamenta tem excesso de prolactina circulando pelo corpo. Este hormônio é o responsável por estimular a produção de leite, e existem evidências de que ele poderia preservar a massa das células beta-pancreáticas, que são responsáveis por sintetizar e secretar o hormônio insulina (aquele que regula os níveis de glicose no sangue). Mais um ponto para o aleitamento materno!

Fonte: Revista Crescer


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa