item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
Banner Plano de saúde: usar bem, para usar sempre!
Plano de saúde: usar bem, para usar sempre!
Os benefícios do uso consciente do seu plano de saúde vão além da conta bancária. Confira!

Há quem imagina que cuidar da saúde é tomar grandes quantidades de remédios, frequentar semanalmente um consultório médico ou ainda realizar ao menos um exame por mês. Com o acesso rápido a especialidades médicas através dos planos de saúde, a corrida contra as doenças ficou cada vez mais acelerada.

Uma enxurrada de exames toma conta das despesas médicas na esperança da prevenção. Mas o que é prevenção? De acordo com o dicionário da língua portuguesa, prevenção é o “conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal)”.

“Realizar muitos exames não é sinônimo de prevenir. A população precisa entender os riscos que existem por trás da exposição à radioatividade, por exemplo, dos exames de imagem, como tomografias”, afirma Dra Heliilda Araujo, médica auditora da Banescaixa.

A médica completa que “a prevenção está no dia a dia, no cuidado com a saúde através dos bons hábitos alimentares, da prática de atividade física e da rotina sem o consumo de drogas lícitas (álcool, cigarro, uso indiscriminado de remédios) ou ilícitas”.

Quando devo fazer exames?

Sempre que o seu médico solicitar um exame, avalie com ele a necessidade da realização. Se já fez o exame recentemente, informe ao seu médico. “Exames periódicos podem ser feitos de ano em ano. Se o endocrinologista pediu exames de sangue e no mês seguinte o geriatra solicitou os mesmos exames, informe que já realizou há pouco tempo”, afirma Dra Denise Galvão, médica auditora da Banescaixa. Para ela, o que vale nessa hora é o bom senso.

E esse bom senso precisa acontecer de todas as partes. “O paciente tem que dizer se já fez o exame recente e o médico vai avaliar a necessidade da repetição do exame”. Essa comunicação precisa ser direta e esclarecedora. “Normalmente a repetição do exame em um ano acontece quando há continuidade de um tratamento e acompanhamento da evolução (taxas de sangue ou imagem)”, completa.

Quando devo procurar a assistência médica?

A consulta médica eletiva deve acontecer mediante uma queixa persistente. Dra Heliilda Araújo explica que a consulta com o clínico geral é muito importante para o direcionamento correto do beneficiário ao especialista que irá realmente trata-lo.

“Para a consulta, o beneficiário deve ter em mãos os últimos exames realizados e o histórico das queixas anotadas (onde dói, quando, por quanto tempo, se tem febre, por exemplo), para que o direcionamento do diagnóstico tenha mais êxito”, afirma Araújo.

Os atendimentos de urgência e emergência, no entanto, devem ser resolvidos no pronto-socorro de um hospital da rede credenciada ou mais próximo no momento da crise. “Os hospitais devem atender casos de vida e morte. Hospital não é para atendimento eletivo, que pode aguardar o agendamento de uma consulta em consultório”, completa.

A médica destaca a importância da conscientização do atendimento de um pronto-socorro, pois, “o atendimento desnecessário em um hospital pode roubar a chance de salvar uma vida”.

Urgências são os casos resultantes de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional; Emergências são os casos que envolvem risco iminente de vida, sofrimento intenso, perda de membro ou função vital, exigindo tratamento médico imediato.

Texto: Equipe Banescaixa


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa