item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
Não consegue dormir? Siga estas dicas para uma boa noite de sono
No Brasil, mais de 60% das pessoas sofrem com algum problema relacionado ao sono

A dificuldade de conseguir desconectar e desfrutar de uma boa noite de sono é comum principalmente para aqueles que levam uma vida cheia de compromissos. No Brasil, segundo levantamento do Instituto do Sono, mais de 60% das pessoas sofrem com algum problema relacionado ao sono.

Assim como praticar atividade física e ter uma alimentação equilibrada, dormir adequadamente é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Uma noite mal dormida interfere na concentração, memória, humor e até no peso na pessoa, além de, no longo prazo, resultar também em algumas doenças crônicas, como a enxaqueca, problemas do coração e até diabetes.

A seguir, algumas dicas para driblar o problema. Elas podem ajudar a garantir uma noite tranquila de sono. São hábitos simples e que podem ser seguidos por qualquer pessoa.

  1. Fique longe das bebidas alcoólicas

    Embora uma taça de vinho tenha o poder de relaxar, o álcool de uma maneira geral atrapalha a qualidade do sono, pois retarda todo o processo do sistema nervoso central e reduz a condutividade elétrica do cérebro. Isso significa que a pessoa até consegue facilmente pegar no sono, mas não terá um sono tranquilo. Não à toa, depois de uma noite de bebedeira, muitas pessoas acordam com a sensação de cansaço, como se não tivesse dormido nada.

  2. Fique longe do celular e da TV

    Esqueça o celular e até a TV nos minutos que antecedem a hora de dormir. Pessoas que utilizam esses aparelhos quando vão deitar estão mais propensas a ter insônia, dormir mal, dormir poucas horas e, consequentemente, sentir mais cansaço ao longo do dia seguinte. E a culpa é da luz emitida por eles que inibe a produção da melatonina, o hormônio do sono.

  3. Beba leite de amêndoas

    Fazer refeições leves é fundamental para que a noite de sono seja tranquila e sem nenhuma interrupção. Um bom alimento para ser consumido antes de dormir é o leite de amêndoas, isso porque a amêndoa possui magnésio, substância que reduz o cortisol, hormônio do estresse, e consequentemente acalma o sistema nervoso.

  4. Aposte no poder da lavanda

    Assim como alguns alimentos, alguns aromas também têm o poder de relaxar. O cheiro da lavanda, por exemplo, reduz a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, fazendo com que a pessoa se sinta mais tranquila e pegue no sono com facilidade.

Fonte: Revista Exame


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa