Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo qualidade de vida
Fique longe das doenças respiratórias
As doenças respiratórias aumentam significativamente durante o inverno e primavera

As doenças respiratórias aumentam significativamente durante o inverno e a primavera. Dados da associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) indicam que 30% dos brasileiros têm algum tipo de reação alérgica, sendo que rinite, bronquite e asma são predominantes nas estações mais frias.

Normalmente, as crises alérgicas são desencadeadas por certos elementos disparadores, sendo os principais: poeira; ácaros e baratas; mofo (fungos); pele e pelos de animais (gatos e cães); esporos de fungos e pólen de flores; picadas de insetos; alimentos e medicamentos. Entre os sinais mais comuns de alergias estão: inchaço da mucosa nasal (rinite alérgica); olhos vermelhos e coceira conjuntiva (conjuntivite alérgica); respiração difícil e dispneia (asma, alergia respiratória); erupções como eczema, urticaria e dermatite de contato (alergia de pele).

Infelizmente, a alergia não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento das alergias visa avaliar os sintomas, afastar o paciente da substância causadora da alergia e em casos selecionados, induzir tolerância a ele. Na fase aguda, o tratamento é feito com anti-histamínicos e corticoides por via intramuscular ou endovenosa. Nas alergias respiratórias pode-se fazer também nebulização com substâncias que dilatam os brônquios. Outros medicamentos apenas sintomáticos podem e devem ser prescritos conforme a necessidade de cada pessoa.

As plantas ampliam a oxigenação do ambiente

Mas mantenha-as apenas na sala, evitando colocá-las no quarto. Durante a noite, devido à ausência de luz, as planas diminuem o processo de fotossíntese e a taxa de respiração é mais elevada; consequentemente, as plantas liberam mais gás carbônico e fazem diminuir o nível de oxigênio do ambiente.

Abra as janelas e deixe o sol entrar

A medida é simples e faz uma grande diferença no dia a dia da família

Deixe a casa com cheirinho de sauna

Um recipiente com álcool até a metade e algumas folhas de eucalipto se transforma em um aromatizador natural e saudável e ainda ajuda a limpar as vias respiratórias.

As cortinas devem dar espaços para as persianas sempre que possível

Elas são mais fáceis de limpar. Basta um pano com água para eliminar as poeiras.

Diminua ao máximo a quantidade de tapetes

Os que ficarem devem ser aspirados toda semana. Não use produtos químicos para a limpeza. O cheiro fica e pode piorar as doenças respiratórias.

Evite limpar tapetes, cadeiras e sofás com produtos líquidos

A umidade fica nos móveis, deixando-os mais propícios ao aparecimento de fungos e bactérias.

Não deixe as crianças dormirem agarradas aos bichos de pelúcia

Ele absorve muitas bactérias. Esses brinquedos também devem ser lavados semanalmente, e o ideal é acostumar as crianças que os bichinhos devem dormir nas prateleiras.


Fonte: Revista Proteste Saúde


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa