Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo qualidade de vida
Dez sinais de câncer que você nem desconfia
Tosse, perda de peso e dor sem explicação são alguns deles

Aos 25 anos, em uma simples caminhada no calçadão, a empresária Marilene Tirol começou a sentir uma dor intensa no pé da barriga. Era tão forte que mal conseguia andar. Com os exames ginecológicos em dia, ela levou um susto ao descobrir que tinha um câncer, que atingiu o útero, as trompas e os ovários.

A dor sem causa aparente, como a que a empresária sentiu, é um dos sintomas da doença que passam, muitas vezes, despercebidos, como mostrou um levantamento realizado pela Cancer Research UK.

A fundação inglesa, que patrocina pesquisas na área, listou dez sinais da doença ignorados com frequência. Entre eles, mudança na rotina intestinal, rouquidão e ferida que não cicatriza. "Ao perceber algo diferente no seu corpo por mais de três semanas, procure um clínico geral. Pode ser uma pinta que começou a crescer e coçar ou um caroço que está aumentando", diz o oncologista Wesley Vargas de Moura.

Em relação à dor, o médico explica que o câncer não costuma causar esse sintoma. "Quando o incômodo aparece, é porque a doença já está avançada no local ou tem metástase (quer dizer: se espalhou para outros órgãos)", explicou Moura.

No caso da empresária, hoje com 43 anos, ela ligou no dia seguinte para o seu ginecologista e logo fez uma biópsia. "Foi inexplicável. Eu tinha feito um preventivo 30 dias antes de sentir a dor", conta. Foram necessárias três cirurgias para Marilene vencer a doença.

Prevenção

O oncologista Loureno Cezana afirma que a medicina moderna aposta na prevenção. “Aconselhamos mudanças nos hábitos de vida, parar com o tabagismo, ter uma alimentação correta e sair do sedentarismo. Outra recomendação é oferecer a vacina contra o HPV às adolescentes“, diz.

Além disso, a medicina se tornou capaz de descobrir a doença em uma fase inicial. Mas é necessário que as pessoas façam exames de rastreamento. Após os 50 anos, uma indicação é a colonoscopia ou a pesquisa de sangue oculto na fezes para rastrear câncer colorretal.

Para as mulheres, a orientação de Cezana é fazer a mamografia a partir dos 40. O preventivo deve ser feito por mulheres sexualmente ativas com o intuito de evitar câncer de colo uterino.

Já os homens acima de 45 anos, precisam visitar o urologista para saber se tem câncer de próstata. “Além disso, algumas famílias, com tendência maior a certos tumores, devem conversar com o seu médico sobre a necessidade de exames especiais”, avalia Cezana.

Atenção às mudanças do corpo

Caroço
Não é só nas mamas: em qualquer parte do corpo, nódulos duros com crescimento progressivo devem ser investigados.
Dificuldade para engolir
Lesões malignas na garganta e no esôfago dificultam ingerir o alimento. É como se a comida ficasse presa na garganta. Fumantes devem ter uma atenção maior.
Tosse e rouquidão
Podem indicar câncer na garganta e nos pulmões. Se um tumor atinge alguma parte por onde passa o ar, como os pulmões, o reflexo pode ser uma tosse persistente. Já o câncer de garganta é capaz de acometer algum nervo que irradia para as cordas vocais, prejudicando a fala. Embora esses sintomas sejam ligados a alergias e resfriados, é bom examinar mais a fundo o que está acontecendo se eles continuarem por semanas.
Mudança na rotina intestinal
É natural ir mais vezes ao banheiro ou sofrer constipação quando você experimenta novos pratos durante uma viagem, tem uma quebra de hábitos muito brusca ou passa por uma situação de estresse. Mas, se não há nada que justifique o desajuste, é prudente ficar atento. Dependendo de localização, os tumores de intestino grosso aumentam a frequência das fezes e propiciam quadros de diarreia intensa. Caso a enfermidade se situe na porção final do órgão, perto do reto, o formato das fezes se modifica: ele se torna fino e quebradiço. A colonoscopia, um exame que analisa as paredes do órgão, é a melhor maneira de verificar se existe uma multiplicação anormal de células na região.
Emagrecimento
Perda de peso sem motivo claro (como dieta, prática de exercícios e depressão), em um período de 1 mês é sinal de alerta.
Alteração no hábito de urinar
Esse é um sinal de câncer de próstata ou de bexiga. O crescimento da próstata provoca um estreitamento do canal da uretra, por onde passa a urina. O homem vai ao banheiro repetidamente e sente irritação ao liberar o xixi. O jato de urina fica fraco e há uma sensação de não conseguir esvaziar a bexiga.
Sangramento sem motivo aparente
Sangramento em fezes, urina e vaginal, principalmente em mulheres que já pararam de menstruar, merece atenção.
Dor inexplicável
Se a pessoa não fez nenhum esforço anormal e começa a sentir dor sem explicação, deve ir ao médico.
Ferida que não cicatriza
O primeiro sinal de câncer na boca ou na garganta é um machucado que não fecha. Mas não basta checar só essas partes do corpo. Qualquer ferimento na pele que não melhora com remédios e curativos merece cuidados. Isso acontece porque tumores podem interferir na coagulação do sangue e desestabilizar o processo de cicatrização.
Mudanças na pele
Manchas e verrugas que mudam de características (como crescer, ficar irregular e mudar de cor) merecem cuidados.

Fonte: Gazeta Online


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa