Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo qualidade de vida
Postura correta é arma na hora de correr bem
Prestar atenção à coluna aumenta o rendimento e previne lesões nos corredores

Tronco ereto, cabeça erguida, barriga para dentro e ombros para trás. Pode parecer bobagem, mas manter a postura certa faz toda a diferença na hora de correr. Do ganho de velocidade durante a atividade às lesões que podem ser evitadas, o corpo posicionado de forma correta é mais importante para o atleta do que um tênis de última geração.

Mesmo aqueles que correm há muito tempo, podem ter uma corrida mais “travada”, com dificuldade para superar grandes distâncias. A personal trainer Luciana Magalhães, explica que o problema pode ser justamente a postura errada.

“A postura correta te faz ter uma economia de energia. Aumenta a sua performance, e te dá um ritmo melhor de passada durante a corrida. Por isso, o ideal é procurar ficar com o tronco ereto, olhar no horizonte e braço na lateral do corpo. Muitos atletas tem a postura curvada, que atrapalha na corrida. Não adianta você achar que está num nível avançado de corrida, correr 20 km, se você corre com a postura errada”, esclarece a personal.

O policial militar José Amílcar Correa Júnior, de 56 anos, é corredor de provas de longa distância. Praticante de corrida desde 2010, ele começou com percursos de 5 km e hoje participa de maratonas, ultra maratonas, e já chegou a passar 12 horas correndo sem parar em uma competição. Ele também já enfrentou problemas com a postura.

“A minha postura era arqueada, a formação da pisada era errada. A postura correta alterou a minha velocidade e o meu contato com o solo. Hoje a minha corrida está muito melhor, a respiração melhorou. Antes doía joelho, perna, hoje não dói nada, é outra corrida. Em distância muito grande a tendência é o corpo arquear, então me policio o tempo todo. O corpo baixo a gente sente muita dor. Em prova de longa distância você vê isso nitidamente. Com a postura correta a corrida muda”, diz.

Problema comum

Correr “sentado”, com tronco e quadril muito flexionados, é mais comum do que se imagina e pode trazer consequências graves. Mas é possível corrigir o problema. Júnior recorreu ao pilates para acertar a postura, e há outros exercícios que podem ajudar.

“Tem gente que corre sentado, sobrecarrega o quadril ou um lado do corpo e isso pode provocar uma lesão. Às vezes não é só jogar o ombro para trás, tem que trabalhar a musculatura das costas para poder ganhar força no tronco. Fazer exercícios específicos, para tentar posicionar o corpo em um movimento mais preciso para corrida, ajuda muito”, garante a personal trainer.

Você pode começar agora, acertando a sua postura na cadeira. Para a próxima corrida, erga o corpo, melhore a respiração e vá mais longe.


Fonte: Revista Viva Saúde


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa