item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
Os impactos da tecnologia na vida das crianças
Uso em excesso pode prejudicar sono e desempenho escolar

A tecnologia nunca esteve tão presente na vida das crianças. E o uso de eletrônicos pode trazer vantagens ou problemas, dependendo da intensidade e da intenção. Por isso, para tirar o melhor dos aparelhos e evitar transtornos de comportamento, é preciso que os pais controlem, a partir da idade, o tempo de uso e o conteúdo acessado pelos filhos.

Segundo o neurologista infantil Thiago Gusmão, o uso de mídias em geral e internet deve incluir a criança em atividades escolares e trazer ganho de conhecimento. “Utilizar os eletrônicos apenas para brincar, jogar videogame ou jogos violentos não é indicado e pode gerar transtornos de comportamento sérios, com prejuízo até no rendimento da escola”, diz.

O médico destaca que essa oferta de tecnologia traz muitos estímulos visuais e auditivos, o que é benéfico. “A gente vê hoje uma velocidade de pensamento maior nas crianças.”

O perigo é quando ela não desgruda desses aparelhos, faz as refeições e vai dormir sem deixá-los de lado. “A criança pode ficar ansiosa, agressiva, nervosa, muito agitada e, consequentemente, ter distúrbio de sono e déficit de atenção”, diz o neurologista.

E pode piorar, quando os pais tentam tirar o aparelho dos filhos. “A agitação acontece na retirada, quando a criança já está viciada em tecnologia.”

Gusmão afirma que, com o vício, a criança fica mais envolvida com a internet do que com o contexto social e a escola. “O vício é quando ela fica mais de 4 ou 5 horas por dia conectada e já se iguala ao período do colégio. A criança perde a noção de qual é o principal foco da vida dela.”

De acordo com o neurologista, neste período, é essencial um acompanhamento multiprofissional, com o apoio de terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, além de uma orientação médica para evitar prejuízos relacionados à vida escolar e social.

Sono

Conectada muitas horas ao dia, a criança pode acabar dormindo mal. A médica do sono Jéssica Polese afirma que o uso de eletrônicos deve ser evitado, em especial à noite e durante os horários de estudo ou encontro com a família.

“Hoje, vemos crianças pequenas já com acesso a celulares e tablets para não perturbarem em restaurantes ou para ficarem quietas em casa. A consequência são crianças que estão perdendo o sono muito novas, com 5 anos de idade”, destaca a médica.

Como ela dorme mal, chega à escola cansada e não consegue se concentrar. “Fica mais agitada e ansiosa, o que vai gerar consequências mais para a frente”, avalia Jéssica.

A dica da médica é criar um horário para o uso dos tablets e celulares, como após o cumprimento das atividades.

Dicas

Para ajudar as crianças, os adultos podem criar uma rotina de ir para a cama no mesmo horário e com as mesmas ações. A leitura de um livro também ajuda a relaxar.

Televisores, celulares e tablets devem ser desligados ao menos duas horas antes de a criança ir dormir. E o ambiente do quarto deve ser silencioso, escuro e com temperatura adequada. “Muitas crianças não conseguem dormir com as luzes totalmente apagadas. Nesses casos, abajures podem resolver o problema”, sugere Jéssica.

Além de ter horário para ir deitar, é importante fixar a hora de acordar. “Quando os pais permitem que os filhos acordem mais tarde com certa frequência, podem dificultar o processo de ir para a cama à noite, criando um círculo vicioso.”

Fique atento

2 anos

Antes desta idade, a Associação Americana de Pediatria não indica o uso de tablet e celular.

45 minutos

É o tempo máximo que a mesma associação orienta de uso diário de eletrônicos dos 3 aos 6 anos de idade, e com supervisão.

1 hora

Dos 6 aos 9 anos de idade, é o tempo máximo de exposição à tecnologia por dia.

10 anos

Desta idade aos 12 anos, o tempo de exposição pode ser de 1 a 2 duas horas por dia.

13 anos

Acima desta idade, pode usar eletrônicos por até 3 horas por dia, mas com supervisão.

Limites

Se o aparelho for grande, os pais podem desligá-lo da tomada para controlar o uso. No caso dos eletrônicos pequenos, devem ser retirados do filho e guardados.

Deixe em casa

Outra sugestão é evitar esses aparelhos em encontros familiares, por dificultarem a interação. É comum os pais levarem eletrônicos para restaurantes, para as crianças ficarem quietas. Isso é extremamente prejudicial, pois vão se tornar adultos intolerantes, que precisam de distração o tempo todo.


Fonte: Gazeta Online


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa