item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
Veja por que se desligar da rotina só faz bem
É preciso separar um tempo para os exercícios e a diversão

A gente sabe que a rotina do trabalhador brasileiro é apertada. Com a crise, então, é preciso se dedicar cada vez mais para manter o emprego. Mas, até para aumentar o rendimento no serviço, é essencial ter momentos de lazer. Para isso não é necessário fazer uma grande viagem ou gastar muito dinheiro. A ideia é aproveitar as oportunidades disponíveis.

A psicóloga Silvia Missi afirma que pequenas ações do dia a dia, que as pessoas não dão muita importância, fazem grande diferença no bem-estar. “Nós não precisamos esperar um evento para nos divertir. Aproveite o momento de distração no trabalho na hora do lanche, mesmo que por 10 minutos, sem pensar que está perdendo tempo."

O importante é interagir com as pessoas. “Na vida familiar, estamos trocando o contato físico por mensagens no telefone. Quanto mais você puder se aproximar, melhor”, pondera Missi.

Nesse sentindo, vale sair com os amigos, jantar a dois e ir à festa junina do filho na escola, mesmo que seja necessário um esforço a mais para organizar o horário de trabalho.

Excesso

E a organização é a chave para conseguir descanso e lazer. “Estabeleça prioridades e avalie o tempo dedicado ao trabalho. Por qual motivo você está trabalhando demais? Será que não está concentrando as atividades que poderia repassar para outras pessoas?”, questiona.

Para saber se está exagerando na dose, Silvia recomenda analisar como tem aproveitado o período fora do trabalho, se a pessoa fica conectada o tempo todo aos assuntos do emprego ou curte os momentos de folga com quem gosta.

Pensar se está dormindo bem, se tem feito atividade física e mantido contato com amigos também são boas maneiras de autoavaliar. “Se ela perceber que não tem um hobby, não convive com a família, se sente cansada e se irrita com facilidade, é hora de procurar ajuda”, afirma. Uma alternativa é fazer exercício físico. “A atividade começa a dar ânimo, porque produz substâncias químicas que dão aquela levantada na pessoa”, diz a psicóloga.

De olho nesses benefícios, a gerente de produção Amandla Delunardo, 24, está sempre em movimento. “Costumo nadar às 6h. Depois vou para o pilates ou procuro um outro exercício”, explica.

Quando pode, Amandla sobe o Morro do Moreno e vai à praia, nem que seja para dar um mergulho no mar. Fazer ioga e andar de patins são outras atividades dela. “Me renova muito acordar cedo e ir para a praia. Fazer qualquer exercício no mar é maravilhoso. É outra energia, começo o dia diferente”, relata.

O que fazer

Pendências

Não postergue o que precisa ser feito e nem deixe pendências. Ao deixar de fazer algo no trabalho, a pessoa acaba levando o serviço para a casa ou passando mais tempo no emprego. Esse momento a mais rouba o período que seria dedicado a atividades que trazem prazer e saúde.

Ao ar livre

O contato com a natureza ajuda muito a relaxar e a se desligar das pressões diárias. Além disso, traz benefícios para a saúde e o humor. Também aumenta a atenção e a capacidade de concentração.

Distração

Não é preciso muito tempo para relaxar. Vale parar 10 minutos no trabalho para tomar um café com os colegas e conversar um pouco em vez de comer em frente ao computador, sozinho. É importante interagir com as pessoas e sair do foco. Quando voltar à atividade, o rendimento será melhor.

Meditação

Contribui para concentração, atenção, sono e produtividade. Lembre-se: para você estar bem no trabalho, precisa estar bem fora dele.

Cuidado

É um engano achar que é necessário dedicar todo o seu tempo ao emprego. Quem se diverte no final de semana volta mais produtivo do que quem passou a folga toda conectado ao serviço.

Em casa

Vale arrumar o guarda-roupa, organizar fotos de uma viagem, cozinhar e cultivar plantas.


Fonte: Gazeta Online


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa