item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
Os benefícios da alimentação saudável no organismo feminino
A mulher tem características próprias, por isso cuidar da alimentação é fundamental em todas as fases da vida

O organismo feminino tem suas características próprias, como menor quantidade de massa muscular e mais gordura, além do metabolismo mais lento, que se manifesta mais intensamente após os 40 anos de idade. Por esse motivo, cuidar da alimentação desde a juventude é fundamental para preservar a saúde e manter a forma em todas as fases da vida de uma mulher.

Na idade adulta, entre 20 e 30 anos, a mulher passa por diversas alterações hormonais que influenciam o corpo e o humor durante o ciclo menstrual. Nessa fase o consumo de grãos, frutas e verduras auxilia a amenizar os efeitos dos hormônios, como o inchaço, além de proporcionarem uma nutrição leve e adequada para esse período.

Dos 30 aos 40 anos a produção de colágeno, proteína responsável pela firmeza da pele, começa a cair, causando o desespero das mulheres. Nessa fase, para complementar a alimentação saudável citada anteriormente, recomenda-se o consumo de colágeno hidrolisado para repor a proteína e vitamina C para melhorar a produção da substância em queda. Além disso, consumir alimentos como carnes vermelhas e magras, pode ajudar na sua dieta e na boa forma.

Com o avanço da idade, a partir dos 50 anos, além da redução da produção de colágeno os hormônios relacionados ao ciclo menstrual, como o estrogênio também caem, configurando a chegada da menopausa. Nessa fase o metabolismo funciona ainda mais lentamente, favorecendo o ganho de peso e a perda da massa muscular. Alimentos derivados de soja, além do colágeno hidrolisado e da vitamina C, devem ser consumidos com regularidade a fim de minimizar os efeitos da idade e garantir a qualidade de vida.

Além disso, a alimentação contribui para evitar doenças ginecológicas, como a candidíase, que é causada pela proliferação de fungos existentes originalmente na vagina, mas que com o consumo excessivo de açúcar e carboidratos aliada à baixa imunidade, pode desencadear num problema que tem como sintomas coceira, ardência e corrimento vaginal.

Independente da idade não podemos esquecer de que a alimentação é fundamental para a manutenção da nossa saúde, nos protegendo de doenças e proporcionando mais disposição para aproveitar a vida. E lembre-se, você é o que você come, então cuide da sua alimentação, pois você estará cuidando de você.


Fonte: www.gineco.com.br


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa