item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
Banner altertando sobre o aumento de casos de AVC
Cresce o número de casos de AVC em pacientes com menos de 40 anos
Todo ano, no Brasil, 15 mil pessoas entre 15 e 39 anos sofrem um AVC. Essa faixa etária já representa 10% do total de casos

Números do Ministério da Saúde mostraram uma situação preocupante: a do crescimento de AVC, o acidente vascular cerebral, em pacientes com menos de 40 anos. O neurologista Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano, explica que há dois tipos de AVC: o isquêmico, quando há um entupimento em um vaso que impede a circulação do sangue em uma parte do cérebro, e o hemorrágico, quando um vaso se rompe e provoca sangramento.

Segundo o neurologista, o número de casos em jovens está aumentando por causa, principalmente, da falta de exercícios físicos e da obesidade. “Há sinais de alerta mais importantes, a pessoa pode fazer um autoteste e ver se tem déficit de força, se consegue levantar o braço e as pernas com mesma facilidade dos dois lados. Eu sempre falo que, na dúvida, é melhor ir para o pronto-socorro do que esperar em casa. Em um AVC o tempo é cérebro, ou seja, quanto mais rápido conseguir atender, mais chance tem de poupar o cérebro dele”, orienta o médico.

O que ocorre?

O neurologista José Antonio Fiorot Junior, coordenador técnico da Unidade de AVC do Hospital Estadual Central, explica que a doença é causada pelo entupimento dos vasos sanguíneos do cérebro. “A pessoa tem uma fraqueza súbita em um lado do corpo, a boca fica torta e passa a ter dificuldade de falar. Esses sinais estão presentes em cerca de 80% dos casos”, afirma.

Ao perceber um desses sintomas, busque ajuda. “O paciente ou quem estiver perto dele deve entrar em contato com o Samu (192), para que os atendentes possam fazer uma avaliação inicial e direcioná-lo para o tratamento na fase aguda”, diz Fiorot.

Nessa fase, o remédio usado é o rt-PA, que dissolve o coágulo no vaso cerebral. “Nós temos quatro horas e meia apenas para usá-lo a partir do momento que começa o primeiro sintoma. Nesse prazo, as chances de diminuir as sequelas são de 30% a 50%”, diz Fiorot.

Entenda

Qualquer idade

Principais sintomas
Fraqueza de um lado do corpo, principalmente no braço; boca torta; dor de cabeça muito forte; perda súbita da visão; dificuldade para falar uma frase e tontura.
192 - Samu
É o número que a população deve ligar ao perceber os sinais de AVC.

Jovens: causas raras

Dissecção arterial
É uma ruptura da parede do vaso sanguíneo do cérebro ou do pescoço. Acontece, muitas vezes, quando há um movimento brusco do pescoço, como em acidente de carro ou luta.
Trombofilias
São doenças genéticas que fazem o sangue ficar mais grosso e formam coágulos.
Vasculites
Inflamações da parede do vaso e ocorrem por causa de doenças autoimunes, como a Lúpus; uso de drogas - um exemplo é a cocaína - e infecções, como em pacientes com sífilis e HIV.

Estilo de vida

Motivos
As causas raras sempre existiram. Mas hoje os jovens estão expostos aos principais problemas que podem levar ao AVC, como tabagismo, hipertensão, colesterol elevado e estresse.
Prevenção
Para diminuir as chances de desenvolver AVC, é importante sair do grupo de risco, que é composto por fumantes, obesos e sedentários. Quem já teve a doença, deve identificar as causas e adotar maneiras que diminuam as chances de desenvolver o problema novamente.

Fonte: G1 Notícias / Gazeta Online


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa