item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
Banner Outubro Rosa
Câncer de mama
Conheça o câncer de mama e previna-se!

O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais (células dos lobos, células produtoras de leite, ou dos ductos, por onde é drenado o leite). Estas anormalidades são causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula. A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama.

Existem mutações que fazem com que uma célula apenas se divida exageradamente, porém sem a capacidade de invadir outros tecidos. Isto leva aos chamados tumores benignos ou não cancerosos.

O câncer, no entanto, se origina quando ocorrem mutações no material genético de uma ou mais células, ao ponto dessas células não apenas se dividirem de forma descontrolada, mas também, de evitar a morte celular (que seria normal no ciclo de vida de qualquer célula do organismo) e também invadir tecidos adjacentes.

Estas células, agora cancerosas, adquirem a capacidade de se desprender do tumor, entrar na circulação (linfática ou venosa) e se implantar em outros órgãos. Esta capacidade de sobreviver em meio a outro tecido ou órgão é uma particularidade das células cancerosas, que também conseguem promover crescimento de novos vasos para alimentar a sua própria divisão celular exagerada.

Assim, tumores malignos ou cânceres, além de constituir populações de células que crescem exageradamente, invadem outros tecidos diretamente ou pela circulação e são um risco à vida dos indivíduos.

O câncer de mama, além de ser classificado em diversos tipos, com características e graus de gravidade diferentes, deve sempre ser estadiado, isto é, passar por uma avaliação quanto à sua extensão e disseminação. Este estadiamento determina se a doença é localizada (precoce), localmente avançada (tumor grande e com gânglios comprometidos) ou metastática (espalhada para outros órgãos).

Termos Gerais para Câncer de Mama

Os termos mais usados para descrever o câncer de mama são:

Carcinoma: descreve o câncer que começa na camada de revestimento (células epiteliais) dos órgãos, como o da mama. Quase todos os cânceres de mama são carcinomas (ductal ou lobular).

Adenocarcinoma: é um tipo de carcinoma que começa no tecido glandular (tecido que produz e secreta uma substância). Os ductos e lobos da mama são tecidos glandulares (produzem o leite materno), e os cânceres nessas áreas são frequentemente chamados de adenocarcinomas.

Carcinoma in situ: este termo é usado para um tumor em fase inicial, ou seja, que está confinado à camada de células onde se originou. As células não invadiram os tecidos mais profundos na mama, nem se espalharam para outros órgãos.

Carcinoma invasivo: um tumor invasivo é aquele que já cresceu para além da camada de células onde se iniciou. A maioria dos cânceres de mama são carcinomas invasivos (carcinoma ductal invasivo e carcinoma lobular invasivo).

Sarcoma: são cânceres que começam nos tecidos conjuntivos, como o tecido muscular, tecido adiposo ou vasos sanguíneos. Sarcomas de mama são raros.

Sinais e sintomas do câncer de mama

Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.

A melhor época do mês para a mulher que ainda menstrua avaliar as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos ingurgitadas (inchadas). Nas mulheres que já estão na menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer época do mês.

Alterações devem ser relatadas ao seu médico, mesmo que elas tenham aparecido pouco tempo depois de uma mamografia ou do exame clínico das mamas feito pelo profissional de saúde.

O câncer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como:

  • Nódulo único endurecido.
  • Abaulamento de uma parte da mama.
  • Edema (inchaço) da pele.
  • Eritema (vermelhidão) na pele.
  • Inversão do mamilo.
  • Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas.
  • Sensação de nódulo aumentado na axila.
  • Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
  • Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
  • Inchaço do braço.
  • Dor na mama ou mamilo.

Vale a pena lembrar que na grande maioria dos casos, a vermelhidão, inchaço na pele e mesmo o aumento de tamanho dos gânglios axilares representam inflamação ou infecção (mastite, por exemplo), especialmente se acompanhados de dor.

Mas como existe uma forma rara de câncer de mama que se manifesta como inflamação, estes achados devem ser relatados ao médico da mesma maneira, e a mulher deve passar por um exame clínico, obrigatoriamente.


Fonte: Oncoguia.org.br


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa