item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
Banner da matéria 'Gripe H1N1', avisando sobre a campanha de vacinação.
Gripe H1N1
Conhecendo para prevenir

O H1N1, subtipo do vírus influenza A, é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus da gripe aviária, do vírus da gripe suína e do vírus humano da gripe. Sua forma de transmissão se dá de uma pessoa para outra pelo contato com secreções respiratórias, partículas de saliva, tosse ou espirro. E, de acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS, também é possível a transmissão pelo contato com superfícies contaminadas.

Sintomas

Os sintomas são semelhantes aos da gripe comum, e se apresentam como febre repentina (acima de 38°C), dor de garganta, associado a dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações, coriza e falta de apetite. Sintomas respiratórios como tosse e piora da asma para asmáticos também são comuns. Algumas pessoas também podem apresentar diarreia e vômitos. É recomendado que os pacientes que apresentarem sintomas que envolvam secreções nasais, tosse ou espirro recebam máscara cirúrgica com o intuito de evitar a transmissão do vírus. Os adultos podem transmitir a doença no período de sete dias após o aparecimento dos sintomas. Nas crianças, este período vai de dois dias antes até 14 dias após aparecerem os sintomas.

Diagnóstico e tratamento

Para confirmar o diagnóstico de H1N1, é necessário realizar teste laboratorial específico. Já o tratamento é feito com uso de medicamento fosfato de Oseltamivir (Tamiflu) nas primeiras 48 horas após aparecerem os sintomas, com duração de cinco dias. Não há contra indicação de medicamentos para este tipo de gripe.

Epidemia

Após o surto de “gripe suína” em 2009 muitas pessoas foram atingidas e ficaram totalmente ou parcialmente imunes. Atualmente temos um novo grupo de pessoas, que não foram expostas ao vírus, ou que já apresentam uma queda de imunidade. Esse atual grupo corre risco de gerar uma nova epidemia caso não tenha prevenções ou tratamento adequado.

Prevenção

A melhor forma de prevenir é recebendo a vacina contra a gripe H1N1. Porém, cuidados de higiene também são importantes, como:

  • Lave bem as mãos com água e sabão e utilize álcool gel com frequência;
  • Evite colocar as mãos nos olhos, boca e nariz após contato com superfícies;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal;
  • Cubra a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar;
  • Evite locais fechados e com muitas pessoas presentes;
  • Evite beber água em bebedouros públicos. Utilize copo ou garrafa plástica de uso pessoal.

O Ministério da Saúde já lançou a campanha de vacinação contra Influenza (H1N1). Se você faz parte do grupo de risco, confira as datas e procure um posto de vacinação do SUS mais próximo da sua residência.

Vacine-se contra a gripe

Fonte: Site do Hospital Israelita Albert Einstein e Site do Ministério da Saúde


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa