Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo qualidade de vida
Confira os temperos que podem substituir o sal na alimentação
Louro, tomilho, salsinha e alecrim podem substituir o sal na comida

A recomendação de consumo diário de sal, segundo o Ministério da Saúde, é de cinco gramas. Mas o sódio representa, em média, 10 gramas da refeição do brasileiro. Ou seja, o dobro do ideal, sem contar o salgadinho ou a pipoca que se come na rua. Para reduzir essa conta, sem transformar o prato na famosa “comida de hospital”, é possível substituir o sal por outros temperos, que deixam a comida saborosa e mais saudável.

Salsinha, coentro, tomilho e manjericão estão nessa lista. Segundo especialistas de nutrição, é recomendável usar cada vez mais esses condimentos porque o excesso de sal é a porta de entrada para a hipertensão e uma série de outras doenças crônicas, como Alzheimer, insuficiência renal, acidente vascular cerebral e aneurisma.

“O sal de cozinha é o cloreto de sódio, uma substância que é essencial para o organismo, porque facilita a retenção de água. Para cada 9 gramas de sal ingeridos, o organismo retém um litro de água. Mas, em excesso, aumenta a pressão arterial”, alerta a nutricionista Bianca Passos.

Além das doenças crônicas, o exagero no consumo de cloreto de sódio é inimigo de quem luta contra o peso, principalmente para mulheres na época da tensão pré-menstrual (TPM). “Por ajudar na retenção do líquido, ele causa a sensação de inchaço, provocando uma variação no peso do indivíduo”, lembra a especialista.

Benefícios
Além de não provocar o aumento da pressão arterial esses condimentos carregam na essência vários outros benefícios. As folhinhas de coentro, por exemplo, fazem muito bem para o intestino. Colocar esse condimento nas sopas e saladas aumenta a ação anti-inflamatória no corpo.

“O coentro melhora a circulação no intestino e evita problemas com gases intestinais”, afirma ela. O tempero também é conhecido por ajudar no combate de enxaquecas e no fortalecimento do sistema nervoso e dos ossos.

Saiba como temperar melhor sua refeição com as dicas abaixo da nutricionista Bianca Passos, que explicou as vantagens de outros temperos e sugeriu uma receita para dar sabor à salada sem perder as pitadas de saúde.

Os condimentos

Louro
Diurético e digestivo. Auxilia no tratamento de Hemorroidas e reumatismo. Pode ser usado na preparação de alimentos simples, como arroz e feijão.

Tomilho
Realça o sabor de legumes e carnes, tem ação anti-inflamatória e expectorante, e é usado em xaropes caseiros.

Aipo
Auxilia na digestão, eliminação de gases, hipertensão, colesterol e diabetes.

Pimenta
A pimenta é uma boa aliada contra o colesterol alto no sangue e também melhora o sistema imunológico, entre outros benefícios. Pode ser usada em aves, frutos do mar, carnes e molhos.

Salsinha
Esse tempero é rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Combate problemas renais e cólicas menstruais.

Manjericão
É ótimo na prevenção de pressão alta, porque melhora a circulação sanguínea.

Alecrim
Combate os cansaços físico e mental. Além disso, esse tempero aumenta a produção de enzimas digestivas no organismo.

Alho
É conhecido por prevenir doenças cardiovasculares, já que tem uma ação vasodilatadora.

Receita de molho para salada
Ingredientes
1 dente de alho
2/3 de xícara de gergelim
1 colher de sopa de óleo de soja
1/3 de xícara de vinagre ou suco de limão
ervas (orégano, manjericão, salsa)

Modo de preparo
Esprema o alho cru no molho. Adicione o resto dos ingredientes, bata bem e sirva.


Fonte: Gazeta Online


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa