Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo qualidade de vida
Veja dez trocas saudáveis que ajudam na dieta
Alimentos com menor teor de gordura e substâncias que auxiliam no organismo devem ser prioridade.

Vilões da dieta, a gordura e o açúcar podem ser tranquilamente substituídos por produtos mais saudáveis no dia a dia. Com medidas simples, pouco radicais, já é possível conquistar hábitos melhores para a saúde e construir um cardápio que pode ajudar na perda de peso e no aumento da disposição.

Confira abaixo as dicas para fazer trocas saudáveis que ajudam a não extrapolar no consumo de gorduras e açúcares, além de manter a saúde em dia.

Pão francês pelo integral
A troca é uma boa forma de proteger as artérias. A massa integral tem boas doses de fibras. O ingrediente serve de alimento a bactérias aliadas que vivem em nosso intestino. Algumas das bactérias, quando bem nutridas, passam a produzir mais propionato, substância que influencia diretamente nos níveis de gordura na circulação.

Salgadinhos de milho por castanhas
Quando a fome bate no meio do dia é a solução mais prática. Os salgadinhos costumam ter alto índice de gordura trans na receita. Para fugir da malfeitora, aposte nas castanhas e nas nozes, legítimos depósitos da gordura monoinsaturada, e fontes de antioxidantes.

Cereais açucarados por aveia
A aveia é um dos cereais mais nutritivos. Por isso merece um espaço logo no café da manhã, seja na forma de flocos, seja no mingau. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina comprovou, mais uma vez, sua capacidade de cortar a gordura que sobra no sangue. A aveia é rica em fibras fermentadas no intestino e capazes de regular a síntese de colesterol.

Suco de laranja pelo de uva
A casca da uva possui um grande parceiro do coração, o resveratrol. A substância atua na redução do colesterol e também é antioxidante. O suco de uva natural e feito na hora (com casca) também o disponibiliza ao organismo.

Cebola branca por cebola roxa
A troca também pode ser estendida à alface e ao repolho: opte sempre pelo roxo. As hortaliças com essa cor abrigam um pigmento que aplaca o colesterol, a antocianina. Morangos e cerejas também são reservas de antocianinas.

Sal por ervas e alho
É uma forma de preservar os vasos sem deixar a comida ficar sem sabor. Não exagere no sal, use a criatividade e as ervas aromáticas, além do alho.

Iogurte com sabor pela versão natural
Iogurtes com adoçantes ou sabores potencializados artificialmente também podem potencializar sua vontade por mais doces horas após o seu consumo. Prefira a versão 'low fat' (baixo teor de gordura) e adicione frutas naturais.

Vitaminas de frutas por suco verde
A mistura de folhas ajuda no rejuvenescimento do corpo e na tonificação da pele. Junte abacate, linhaça e uma porção de frutas vermelhas para renovar a receita e se beneficiar dos efeitos extra da combinação.

Doces cremosos com creme de leite por doces caseiros
Uma colher de doce de leite depois do almoço já supre a demanda e parece que "completa" a refeição. Porém os doces cremosos contêm a combinação perfeita para o paladar de muitos, que é a junção de açúcar com a gordura. Vale pensar nas trocas, até mesmo, por causa da quantidade calórica: enquanto em 100g de doce de leite há cerca de 300 calorias, a mesma porção de compota de fruta contém 50 calorias.

Biscoito recheado ou amanteigado por biscoito maisena ou cream cracker
Os biscoitos recheados são preparados à base de açúcares, gorduras hidrogenadas e óleo. A diferença entre os tipos dos biscoitos é a quantidade de gordura. Os recheados e amanteigados possuem o dobro quando comparados aos demais.

Fonte: Gazeta Online

 

banner leia outraws materias



« voltar

item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa