Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
5 alimentos que o seu filho deve evitar e por quê
Biscoitos recheados, por exemplo, podem ser substituídos por outros menos gordurosos, como os de leite e maisena

Salgadinho e pipoca pronta

Cheios de corantes e conservantes, são reconhecidos pelo organismo como substâncias estranhas, nocivas à saúde. Muitos também apresentam excesso de gordura.

Dica: olhe o rótulo antes de comprar. Há opções sem conservantes. Além disso, sempre compare as quantidades de sódio, açúcar e gordura trans entre os itens que pretende levar.


Refrigerantes

As bebidas gaseificadas podem causar distensão gástrica, o que exige mais comida para o corpo sentir-se saciado. Refrigerantes que contêm cola reduzem a absorção de cálcio pelo organismo, fundamental para a formação óssea.

Dica: os sucos são mais nutritivos. Se suas crianças insistem que querem bebida gasosa, adicione um pouquinho de água com gás.


Bolachas recheadas e sorvete

Por conter gordura trans, podem ocasionar obesidade e predispõem a criança a uma série de doenças. Não é fácil para o corpo metabolizar essa gordura complexa. Resumidamente, sabe-se que ela aumenta os níveis do “mau colesterol” e diminui o “bom”.

Dica: se o apego é pela crocância, tente substituir a bolacha recheada pela de leite ou de maisena. Já o sorvete, sempre que possível, deve ser trocado por raspadinha ou suco de fruta congelado.


Açúcar branco

Além de provocar cáries, engorda, sendo conhecido como caloria vazia, sem nutrientes.

Dica: prefira o mascavo, que não passa pelo processo de refino, conservando suas propriedades.


Excesso de sal

Pode induzir à retenção hídrica e, consequentemente, ao aumento da pressão arterial. Essa situação pode ocasionar problemas cardiovasculares e renais ao longo dos anos e, em alguns casos, ainda na infância.

Dica: reduza o sal nas refeições e o substitua por temperos naturais como cebola, alho, limão, orégano, manjericão e alecrim, que acentuam o sabor sem ser prejudiciais.


Fonte: Revista Crescer


banner leia outras materias
« voltar
item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa