Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo qualidade de vida
8 hábitos que parecem, mas não são bons para a saúde
Desista de hábitos clichês que só enganam quando o assunto é manter a saúde em dia
 

Todos sabem que a saúde é a melhor amiga da beleza. Manter a hidratação e o bom funcionamento do corpo resultam em efeitos colaterais positivos para pele, cabelo e controle do peso. Porém, deixar a casa em ordem é um pouco mais complicado do que parece, pelo menos no começo.

Veja abaixo alguns "pecados" que você certamente já ouviu dizer por aí que são hábitos saudáveis:

1. Vitaminas podem fazer mais mal do que bem
Antes de sair comprando suplementos vitamínicos na farmácia é importante entender se você realmente precisa deles e, em muitos casos, a resposta é não. A professora da Georgia State University, Christine Rosenbloom, diz que os alimentos hoje em dia vêm fortificados com vitaminas, então raramente alguém necessita de complementos.

Se ingeridos sem necessidade, o melhor que pode acontecer é que eles simplesmente não façam efeito. Mas existe ainda o risco de doenças graves devido ao excesso de algumas substâncias no corpo, tal como a Vitamina A, que pode gerar problemas na gravidez e a B6, que afeta o sistema nervoso.

2. Perca o vício em álcool gel
A não ser que você esteja em um ambiente com alto nível de contaminação, tal como um hospital, suas mãos não precisam de nada além de água e sabão para se manterem limpas. Segundo Richard Gallo, chefe de dermatologia na Universidade de San Diego na Califórnia, os pequenos frascos podem ajudar apenas quando não for possível lavar as mãos devidamente. Ele também aconselha que se evite aqueles que contêm triclosano, substância que pode comprometer a defesa do corpo e a eficiência de antibióticos. Na hora da compra, escolha as marcas que contenham 60% de álcool, o que já é suficiente para eliminar 99% das bactérias.

3. Tenha mais paciência com seus cosméticos
Trocar constantemente de produtos para o cuidado da pele pode irritar o rosto e resultar no indesejado efeito de rosácea. Jody Levine, dermatologista de Nova York, aconselha criar uma rotina de cuidados e segui-la, uma vez que a maioria dos tratamentos não produz efeito imediato, levando pelo menos 6 semanas. No caso de cremes com colágeno, o efeito pode demorar ainda meio ano para começar a aparecer.

Com a troca excessiva de procedimentos e produtos, a pele pode ficar sensível, o importante é perseverar com aquilo que tem funcionado para você e sempre consulte um dermatologista antes de desenvolver uma nova rotina de tratamento. O mais importante é manter a pele limpa e hidratada, não esperar milagres e nunca combinar mais de um creme anti-idade.

4. As rasteirinhas não são suas melhores amigas
Nem uma coisa, nem outra. Tanto as alturas de um salto agulha quanto as retas rasteirinhas estão causando danos para suas pernas. Jordana Szpiro, cirurgiã de Boston, diz que chinelos e outros calçados que não possuem amortecimento geram tensão para os pés por conta da falta de apoio. A falta de estabilidade, por serem calçados muito soltos, também pode gerar tendinite, isso acontece porque os pés realizam mais esforço ao tentar "se segurar" enquanto andamos. O ideal é equilibrar os flip-flops (chinelos) com modelos que tenham uma leve plataforma e cujas tiras deem mais segurança ao peito do pé.

5. Não escove (tanto) os dentes
Correr para escovar os dentes logo após comer não é uma boa ideia, segundo Greg Diamond, periodontista de Nova York. Os alimentos podem deixar alguns tipos de ácido nos dentes, o que pode enfraquecer o esmalte, escovar enquanto o esmalte está em um estado debilitado pode desgastá-lo. Para remover quaisquer partículas de alimentos que permaneçam depois de comer, ele recomenda simplesmente enxaguar a boca com água e deixar a escovação para manhã e noite.

6. Ouça seu coração na hora de perder peso
Só fazer exercícios aeróbicos vai deixar seu corpo acostumado com a rotina e a queima de gordura será menor ao longo do tempo. Segundo José Ciccone, terapeuta esportivo de Nova York, o melhor é investir em treinamento tipo circuito, que consiste em fazer uma série de diferentes exercícios de força com pouco descanso entre os movimentos a fim de manter sua frequência cardíaca enquanto também trabalha todo o corpo, garantindo que você vai queimar mais calorias se cansando menos.

7. Não pule refeições a fim de compensar exageros
Danine Fruge especialista em dietas em Miami diz que pular o almoço para que, mais tarde, se possa beber um pouco mais em um coquetel à noite tem pouquíssimas chances de funcionar. Ao fazer isso desenvolvemos irritabilidade e impulsos muito mais difíceis de controlar. Procure refeições ricas em proteínas e lanches com muitos nutrientes, eles têm o potencial de te manter satisfeita durante todo o dia, então quando chegar a hora do jantar a tentação dos alimentos calóricos e gordurosos será mais fácil de resistir.

8. Tomar só água de garrafa pode não ser boa ideia
A água engarrafada não contém flúor e nós estamos vendo cada vez mais adultos sofrerem de deficiência da substância, o que pode levar ao aparecimento de cáries, aconselhou o periodontista Greg Diamond. Em vez disso, encha o copo com água filtrada, que irá manter o seu organismo livre de impurezas comumente encontradas na torneira, mas ainda permite que você colha os benefícios do flúor.

Fonte: Globo.com

 

banner leia outraws materias



« voltar

item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa