Seu browser não suporta javascript
item 1 do menu
Item 2 do menu
item 3 do menu
item 4 do menu
item 5 do menu
item 6 do menu
item 7 do menu
item 8 do menu
item 9 do menu
Instituição Planos Fale conosco
 
titulo pais e filhos
Seu filho é o que você come
Os hábitos alimentares da família e até da mãe durante a gestação influenciam no que a criança come e podem ser cruciais para evitar a obesidade infantil

Na família não tem ninguém acima do peso. Mas, de repente, você vai ao pediatra e ele conta que seu filho não está bem alimentado, mas, sim, obeso. Passado o choque, o próximo passo é entender onde estão os erros. Eles podem ser muitos e começar bem antes de o seu bebê nascer.

Um novo estudo feito com ratos na Alemanha mostrou que, quando as fêmeas eram alimentadas com uma dieta rica em gordura na fase da amamentação, seus filhotes eram mais gordos e sujeitos a problemas como diabetes tipo 2. Em termos de desenvolvimento do cérebro e do corpo, a fase de amamentação nos ratos corresponde ao terceiro trimestre de gravidez nos humanos, por isso os cientistas concluíram que as grávidas devem ter ainda mais cuidado com o que consomem nessa fase.

São muitos os estudos que falam da alimentação na gravidez e seus riscos para a obesidade. Embora não se possa afirmar nada ainda, é fácil de compreender o que ocorre: “Quando se junta o material genético da mãe e do pai, cada gene vai sendo programado durante a divisão celular e ao longo de toda a gravidez, para definir as características das pessoas. Nossos hábitos naquele momento podem influenciar, sim, na maneira como os genes se expressam. Essa é uma das razões pelas quais se fala em não fumar, não beber, entre outros cuidados”, explica a endocrinologista Maria Edna D’Melo, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

Em dobro, não
Por isso que os médicos insistem tanto que a gravidez não é uma fase em que se pode comer por dois. E, caso você não seja a melhor amiga da alimentação saudável e esteja grávida, esse é o melhor incentivo para mudar os hábitos. Algumas pesquisas demonstram que a dieta da mãe durante a gestação é mais facilmente assimilada pelo paladar do bebê. Isto é, se você comia muita cenoura, ele vai aceitar mais fácil esse alimento, e o mesmo acontece com uma batata frita ou chocolate.

“A situação se agrava depois que a criança nasce, pois ela tende a imitar o que os pais colocam no prato. Por isso, dizemos que a gravidez é o melhor incentivo para uma vida mais saudável: se você passou nove meses tendo bons hábitos, por que não continuá-los depois?”, indaga Maria Edna.

A fome aumenta mesmo conforme a barriga cresce e é por isso que existe o risco de exagerar na medida. Para evitar que isso aconteça, uma dica muito válida durante a gestação é comer devagar. O nosso organismo tem um sistema de controle das sensações de fome e de saciedade. E quando nos alimentamos com calma, dá tempo de ele reconhecer que uma quantidade suficiente de alimento já foi ingerida, impedindo que se passe da conta.

Você não resiste a uma batata frita e pizza? Abaixo, duas receitas para torná-las mais saudáveis!

Batata no forno
3 batatas médias lavadas e cortadas em meia-lua
2 colheres de sopa de azeite
sal grosso
ramos de alecrim

Cozinhe as batatas até ficarem macias, porém firmes. O tempo de cozimento depende da variedade das batatas. Escorra bem a água e espere alguns minutos para que saia o vapor. Coloque o azeite em cima das batatas cozidas e mexa, para que se espalhe entre todas elas. Coloque em uma assadeira, polvilhe o sal, coloque os ramos de alecrim e leve ao fogo alto até ficarem douradas.

Pizza leve
4 fatias de pão sírio
3 tomates maduros
1 colher de chá de azeite
sal e pimenta a gosto
óregano ou manjericão
150 g de muçarela light ou ricota

Bata no mixer os tomates com o azeite, sal e a pimenta, até ficar um molho mais grosso. Abra os pães e leve ao forno por 3 minutos para que fiquem um pouco tostados. Depois, passe um pouco de molho de tomates em cada disco de pão, cubra com o queijo e tempere com folhas de orégano ou manjericão. Leve ao forno de novo para derreter o queijo e esquentar o molho. Rende 8 pizzinhas.

Fonte: Revista Crescer

 

banner leia outraws materias



« voltar

item do menu lateral Dicionário - Especialidades | Política de Privacidade | Mapa do Site
Banescaixa - Todos os direitos reservados
Mapa Mapa