Logo Banestes S.A.

Golpe do Motoboy

O Banestes não efetua o recolhimento de cartões ou solicita senhas. Se receber qualquer orientação neste sentido, não aceite e entre em contato imediato com o seu gerente ou com a Central de Atendimento do Banestes!

Fique por dentro da ação dos golpistas

Os golpistas ligam, em geral, para o seu telefone fixo, se passando por empregado do banco. Podem conhecer vários de seus dados verdadeiros - coletados em redes sociais, ou em vazamentos de bases de dados de órgãos públicos, sites e outras empresas - e os confirmam para transmitir a sensação de segurança a você.

Geralmente, informam que uma transação foi efetuada com seu cartão e perguntam se você a confirma, o que nunca acontecerá, pois trata-se de transação inexistente. Com sua negativa, informam que estão bloqueando o cartão, ou solicitam que você digite alguns dados no telefone - entre eles a senha - ou que ligue para o número no verso do cartão.

Quando você coloca o fone no gancho, para supostamente desligar e efetuar nova ligação, os golpistas mantém a ligação presa, muitas vezes simulando o sinal de linha com equipamentos eletrônicos. Desta forma, você pensa estar ligando para a central de atendimento do banco, mas, na verdade, volta a falar com os golpistas. Neste momento, eles geralmente orientam que você corte ou quebre o cartão ao meio, mantendo o chip intacto, e informam que um motoboy irá buscar o cartão em sua residência para uma suposta "perícia" da área de segurança.

Com os chips dos cartões e as senhas em mãos, os golpistas efetuam saques, compras, transferências, utilizando todos os recursos financeiros alcançáveis.

Como evitar ser uma vítima dos golpistas

Caso você desconfie de alguma ligação oriunda do Banestes, desligue o telefone e utilize outra linha para ligar para o número da Central de Atendimento, impresso no verso do seu cartão.

O Banestes nunca recolhe cartões, e a solicitação de senha que não seja digitada em terminais de compra, de caixa ou de autoatendimento, não é procedimento do banco.

Para inutilizar seu cartão, certifique-se de cortar o chip, que se encontra atrás dos contatos metálicos percebidos na frente do cartão. Cortar o cartão ao meio, ou inutilizar a tarja magnética no verso, pode ser feito, mas não é o suficiente, é preciso destruir o chip.