Notícias Banestes

Banestes destina recursos para preservação de patrimônios históricos

Vitória -

A preservação da memória de um povo está diretamente relacionada à conservação de seu patrimônio cultural. E o Banestes investirá na preservação de dois importantes monumentos históricos do Espírito Santo neste ano. O banco vai participar das obras de restauração do telhado do Convento do Carmo e da instalação do sistema de segurança da Catedral Metropolitana, ambos em Vitória.

Os projetos foram elaborados pelo Instituto Modus Vivendi, com repasse de valores pelo Banestes, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Ao apoiar esses trabalhos, que fazem parte da revitalização do Centro Histórico de Vitória, o banco valoriza a história, o patrimônio e a identidade capixaba.

“Estamos investindo em patrimônios que fazem parte da história do povo capixaba. Para o Banestes, presente em todas as cidades do Estado , é uma satisfação muito grande participar desses projetos”, assinalou o gerente de Marketing do banco, Vagner Bissoli.

O Convento Nossa Senhora do Carmo ganhará novo telhado, já que o atual apresenta infiltrações em toda sua extensão, comprometendo a preservação do patrimônio. A obra será iniciada neste mês e a expectativa do instituto é finalizá-la no início do segundo semestre deste ano.

Todas as telhas de cerâmicas serão substituídas por novas, com características semelhantes às atuais. Também estão previstas a recuperação da estrutura em madeira, colocação de calhas com maior capacidade de escoamento e troca da instalação elétrica.

Assim como o da igreja, o telhado do seminário e da escola apresenta infiltrações e madeira deteriorada, e as telhas e calhas de PVC – que substituíram a cobertura original de telhas francesas – estão com vida útil vencida. Da mesma forma, os locais terão suas estruturas recuperadas.

Catedral

A Catedral Metropolitana de Vitória comemorou, em dezembro último, um ano da reabertura, depois do grande restauro que a tornou ainda mais majestosa e uma das principais atrações turísticas. Após todo esse investimento, percebeu-se a necessidade da implantação de um sistema de segurança, que garanta o monitoramento dos ambientes internos e externos.

Com isso, o instituto apresentou ao Banestes um projeto de videomonitoramento do imóvel, para a instalação dos equipamentos. Os objetivos são garantir a preservação do monumento e a tranquilidade dos visitantes e fiéis em dias comuns e nos de grandes aglomerações.

As câmeras externas serão instaladas em locais estratégicos. A geração, o armazenamento e a disponibilização das imagens serão feitos em tempo real, local e remotamente, com sistema baseado em tecnologia digital, formado por gravadores de alto desempenho (DVR) e com armazenamento das imagens.

O gerenciamento será feito por meio de computadores locais e/ou remotos pela administração do monumento. O projeto será iniciado no próximo mês e a estimativa é de finalizá-lo até junho deste ano.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia

Texto: