No decorrer de 2016, mesmo diante de um ambiente recessivo devido à crise, o Banestes buscou diversificar e elevar o portfólio. As ações realizadas foram desde a ampliação na oferta de produtos e serviços ao incremento de atividades que embasam a política de Responsabilidade Socioambiental do banco. Confira:
Produtos e Serviços
Crédito Imobiliário Banestes:
- Enquanto outras instituições financeiras reduziram a oferta de crédito no mercado imobiliário, a carteira de crédito imobiliário do Banestes cresceu 58,8%, até o terceiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período do ano anterior.
- Pelo segundo ano consecutivo, o Banco foi patrocinador do Salão do Imóvel, um dos principais eventos do mercado imobiliário capixaba.
Cartões:
- Em maio, o Banco lançou o cartão BNDES Banestes para micro, pequenas e médias empresas, simplificando o acesso a crédito com taxas competitivas. Desde o lançamento, o banco recebeu 799 pedidos de emissão do cartão.
- O Banestes firmou parceria com as maiores empresas de adquirência do mercado nacional, e hoje o cartão é aceito nas máquinas da Cielo, GetNet, Rede e Bin.
- O Banco também ampliou a aceitação do Banescard em estabelecimentos comerciais, incluindo redes de atuação nacional, como as lojas C&A.
- O Banestes passou a emitir Banescard com chip, proporcionando aos clientes mais segurança no uso dos cartões. Foram emitidos cerca de 600 mil novos plásticos com o novo mecanismo. Aproximadamente, 75% das transações com o Banescard já são realizadas por meio de cartões com chip.
BNDES/Banestes
Banescard
Banestes Celular:
- O Banco lançou o Banestes Celular em 2015. Desde seu lançamento, já são cerca de 100 mil contas cadastradas e mais de 11 milhões de transações. No início de 2016, o aplicativo passou a oferecer mais funcionalidades. Entre as novidades estão interação com aplicativos, como Whatsapp e Facebook, além de opções para investimento.
Previdência:
- O Banestes firmou parceria estratégica com as empresas Icatu Seguros e Icatu Capitalização para garantir a exclusividade na comercialização de produtos de capitalização e previdência privada. O Banestes Previdência e o Banescap são comercializados nas agências do banco. E desde o início das vendas na forma de exclusividade, em 1º de setembro, foram realizadas 284 contratações de Banestes Previdência e 817 de Banescap.
Campanhas:
- O Banestes deu continuidade às campanhas “Compra Premiada Banescard” e “Poupança Premiada Banestes”, iniciadas em 2015. Até novembro, foram realizados 25 sorteios, contemplando 220 clientes, em todo o Estado. O total dos prêmios foi de R$ 980 mil.
- Em 2017, como parte das ações de comemoração dos 80 do Banestes, o Banco vai realizar uma nova promoção, a “Compra Premiada Banestes 80 Anos”, totalizando R$ 400 mil em prêmios.
Melhoria no atendimento
Rede de Agências:
- O Banco ampliou o atendimento ao público, inaugurando duas Agências de Negócios, uma em Interlagos, Linhares, e outra no Shopping Praia da Costa, Vila Velha. Também inaugurou novas instalações das unidades localizadas em Atílio Vivácqua, Santa Maria de Jetibá e Moscoso, em Vitória.
- Reformou e ampliou as unidades de Jardim Camburi, em Vitória, e Campo Grande, em Cariacica. A agência Civit, na Serra, passou a ter novo layout proporcionando atendimento também a pessoas físicas – antes era só jurídica.
- E está concluindo a reforma da agência Glória, em Vila Velha.
Rede Saque e Pague
- O Banco ampliou a Rede Banestes Saque e Pague, totalizando atualmente 21 terminais de atendimento, instalados em supermercados, shopping, posto de gasolina, entre outros estabelecimentos da Grande Vitória e interior do Estado.
Resultados
Em novembro, o Banco divulgou os resultados do terceiro trimestre. O Lucro Líquido acumulado foi de R$ 118,35 milhões. O Faturamento atingiu R$ 2,40 bilhões, avançando 22,0%, e o Resultado Operacional R$ 193,62 milhões, expandindo 30,1% em relação ao ano anterior. Os números demonstram a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Banestes, além de crescimento em bases sustentáveis, mantendo elevados índices de capitalização e liquidez, mesmo em um cenário de crise nacional.
Responsabilidade Socioambiental
Reflorestar:
- O Banestes está permitindo aos seus clientes o resgate de pontos fidelidade do cartão Banescard para serem usados na recuperação florestal de áreas e nascentes do Estado. A troca de pontos por mudas de árvores é uma iniciativa por meio do Programa Reflorestar, na qual o Banco também contribui para o reflorestamento dobrando o volume de mudas que os correntistas plantam. Até novembro, 1.580 árvores foram plantadas por clientes e pelo Banestes, juntos.
Catedral:
- O Banco ampliou a sua participação no projeto de restauro da Catedral Metropolitana de Vitória, apoiando a exposição de fotos das etapas da obra. Algumas agências Banestes também abrigaram essa exposição, na Grande Vitória e interior do Estado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br