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Ações de destaque do Banestes em 2015

Vitória -

A estratégia adotada de definir como prioridade a reorganização do Estado, mas sem deixar de trabalhar numa pauta proativa e estruturante, definiu um conjunto de ações e políticas adotadas pelo Governo do Estado para estabelecer as bases do Espírito Santo que o capixaba merece.

Uma das ações colocadas em prática foi organização das contas públicas. Nesse contexto, o Governo revisou o Orçamento, reduziu os gastos da administração pública, além de realizar mudanças na gestão administrativa, enfatizando o diálogo com a sociedade, a transparência e o combate ininterrupto à corrupção. “Agora, no final do ano, posso dizer que o caminho está sendo árduo, o cobertor está curtíssimo, mas o nosso governo tem honrado todas as despesas contratadas em 2015, pagando em dia suas contas”, relatou.

Desde que assumiu o Executivo estadual, o governador Paulo Hartung iniciou a construção, de forma colaborativa, de políticas ambientais. E um dos programas importantes é o Reflorestar, com o qual o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) fez parceria, no início deste mês.

O Banestes está incrementando ações que embasam a política de Responsabilidade Socioambiental do banco, alinhando com a política de qualidade de vida do Governo, que visa investimentos na recuperação, preservação e melhora das condições ambientais nas terras capixabas. A mais recente, voltada ao meio ambiente, permite aos clientes trocar pontos Banescard pelo plantio de árvores, por meio do Programa Reflorestar, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). 

No decorrer de 2015, o Banestes implementou várias inovações na oferta de serviços e em seus canais de atendimento em 2015. Em junho lançou o aplicativo Banestes Celular e o Banestes SMS, permitindo aos clientes ficarem conectados com o banco e realizarem transações por meio de smartphone e tablet. Também implantou um novo modelo em atendimento, inaugurando duas Agências de Negócios, uma na Serra e outra em Anchieta, oferecendo horário de atendimento ampliado.

O Banco firmou importantes parcerias para ampliar e modernizar os serviços nos segmentos de cartões de crédito e meios de pagamento. Com a First Data, uma das maiores empresas do mundo em serviços e tecnologias de pagamentos, adotou a solução de pagamento eletrônico Bin, destinada a estabelecimentos comerciais de prestação de serviços. E com a Rede Saque e Pague trouxe para o Estado novo conceito em autoatendimento, que proporciona várias comodidades para seus clientes.

Na área cultural, o principal projeto apoiado pela Lei Rouanet garantiu a conclusão das obras de restauro da Catedral Metropolitana de Vitória, além da realização da 7ª edição do Circuito Banescard de Teatro. O investimento nas áreas de cultura, cidadania e esporte somam mais de R$ 1,75 milhão, em todo Estado.

O Banestes manteve a sua saúde financeira, ao longo de 2015. O Banco destinou ao Estado do Espírito Santo (acionista majoritário) o maior volume de dividendos da história da instituição, no total de R$ 51,4 milhões.

Confira as principais ações do Banco do Estado do Espírito Santo:

  1. Lançamento do aplicativo Banestes Celular e do serviço Banestes SMS.
  2. Implementação um novo conceito em atendimento, com a inauguração de duas Agências de Negócios, uma na Serra e outra em Anchieta.
  3. Parceria com First Data para disponibilizar aos clientes a solução de pagamento eletrônico Bin.
  4. Parceria com a Saque e Pague trazendo para o Estado um novo conceito em autoatendimento.
  5. Destinação ao Estado do Espírito Santo (acionista majoritário) do maior volume de dividendos da história da instituição financeira, totalizando R$ R$ 51,4 milhões.
  6. Parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio do Programa Reflorestar, permitindo aos clientes do banco a resgatar pontos fidelidade do cartão Banescard para serem usados na recuperação florestal de áreas e nascentes do Estado.
  7. Agências de classificação de risco elevaram o rating do banco, refletindo de forma positiva os aspectos ligados ao suporte, gestão, estratégia e solidez financeira do Banestes.
  8. Realização de Reuniões Públicas com o selo da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), em Vitória e em São Paulo.
  9. Participação em campanhas de renegociação de dívidas com o Procon Estadual, Tribunal de Justiça do Estado e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
  10. Parceria com a Associação Evangélica Beneficente Espírito Santense para equipar o Serviço de Oncologia Hospital Evangélico, em Vila Velha.
  11. Realização das campanhas “Compra Premiada Banescard” e “Poupança Premiada Banestes”.
  12. Realização de ações para impulsionar o crédito imobiliário Banestes. Entre elas, a primeira operação para financiar empreendimento em construção, por meio do crédito associativo, e a participação do Salão do Imóvel Ademi, sendo o banco oficial do evento. As iniciativas mostram a aceitação do financiamento, que evoluiu 65,7%, até 30 de setembro.
  13. Destinação ao microcrédito de valores superiores a R$ 62 milhões, para a democratização do crédito e inclusão social. No setor rural, aplicou cerca de R$ 400 milhões beneficiando 8.000 produtores atendendo demandas de custeio, investimento e comercialização, cumprindo relevante papel na melhoria da produtividade e competitividade no campo.
  14. Líder no mercado de consignado, Banestes manteve a carteira forte. O banco possui mais de 95 mil contratos ativos, com saldo em carteira superior a R$ 1 bilhão.
  15. O banco impulsionou as atividades empresariais alinhando às necessidades de investimento do setor por meio de recursos do BNDES, com saldo aplicado na carteira de R$ 162 milhões, destinados a projetos de expansão, aquisição de máquinas e equipamentos.
  16. Apoio às operações de importação e exportação no Estado, com volumes de exportação e importação de US$ 300,8 milhões e US$ 98,2 milhões, respectivamente, realizados a partir de 9.078 operações. No total, o volume financeiro transacionado foi de US$ 866,3 milhões em 13.922 operações no mercado de câmbio.

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Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia

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