Notícias Banestes

Catedral reabre as portas com apoio do Banestes

Vitória -

A Catedral Metropolitana de Vitória será reaberta ao público nesta terça-feira (08), após permanecer fechada devido a obras de restauro. A conclusão dos trabalhos foi garantida com apoio cultural do Banestes, que assinou contrato de patrocínio com o Instituto Modus Vivendi de Desenvolvimento Social, Cultural e Ambiental. As portas da igreja serão abertas às 19 horas, com realização de missa e consagração do novo altar.

Nesta segunda-feira (07), o pároco da igreja Paulo Régis e a presidente do Instituto Modus, Erika Varejão, se reuniram com os apoiadores do projeto para mostrar como ficaram as obras. O gerente de Marketing do Banestes, Vagner Bissoli, participou do encontro, realizado durante a manhã.

A Catedral Metropolitana de Vitória é considerada uma das mais belas igrejas do Brasil, no estilo neogótico. O restauro se insere no projeto de revitalização do centro histórico da Capital e contribuirá para a preservação da história do Espírito Santo, promovendo o turismo na região.

“É um investimento no patrimônio e na história do povo capixaba. A catedral é um patrimônio de todos, não só da igreja. Para o Banestes, presente em todas as cidades capixabas, é uma satisfação muito grande participar desse projeto”, assinalou o gerente de Marketing do banco.

A reforma obedeceu às características originais da construção. Foram cerca de sete anos de trabalhos entre aprovação de projetos, estudos e execução das obras. Além de valorizar os primeiros traços da igreja, o restauro agregou conceitos contemporâneos como sustentabilidade, eficiência energética e novas intervenções.

Como acontece nos projetos de restauro de importantes monumentos religiosos, o trabalho desenvolvido na Catedral de Vitória atendeu às exigências da adequação litúrgica do edifício sagrado, em vista do espírito e das normas da reforma litúrgica suscitada e promovida pelo Concílio Vaticano II. Todos os elementos na parte interna da igreja e nas fachadas foram recuperados, valorizados e permanecem como conjunto iconográfico, cujo simbolismo convida o público a admirar e a refletir sobre os mistérios da fé.

“São quase 100 anos de história, desde a sua concepção. Estou muito encantado. Agradeço aos nossos parceiros. Se hoje podemos exibir uma nova catedral, é porque houve um grande esforço de captação de recursos, que foram bem aplicados. Tudo feito dentro da lei de incentivo, e Lei Rouanet, Obrigado Banestes, Banestes Seguros e Banestes Corretora”, agradeceu o padre Paulo.

A presidente do Instituto Modus destacou que “os apoiadores do projeto contribuíram para o resgate histórico para as gerações futuras, principalmente”. As empresas Petrobras, Vale e Cisa Trading, entre outras, também patrocinaram as obras da igreja.

Para comemorar a conclusão das obras, uma série de atividades religiosas e festivas foi agendada. Confira a programação:

  • Dia 08, às 19 horas: reabertura da Catedral Nossa Senhora da Vitória com a consagração do novo altar, celebrada por Dom Luiz Mancilha Vilela.
  • Dia 11, às 20 horas: apresentação da Orquestra Sinfônica do Espirito Santo.
  • Dia 13, às 10 horas: abertura da Porta Santa com Celebração Eucarística do Jubileu da Misericórdia - uma celebração decretada pelo Papa Francisco em função do Jubileu da Misericórdia, quando será aberto nesses dias a porta das principais igrejas Católicas do mundo.
  • Dia 18, às  20 horas: apresentação da Orquestra Sinfônica Heliópolis Baccarelli – Natal Petrobras.
  • Dia 19, às 20 horas: apresentação da Orquestra David Machado - Natal Petrobras.

Saiba mais sobre o restauro da Catedral Metropolitana de Vitória:

As obras tiveram início em 2011, incluindo a recuperação de áreas degradadas da Igreja, com destaque para a renovação do telhado e calhas. Em 2013, foram executados a confecção e o retorno dos vitrais do altar, assim como a limpeza e automatização dos sinos. Em 2014, iniciou-se a grande obra de restauro contemplando o resgate histórico dos tons originais do prédio, novas instalações elétricas, implantação de novo sistema de iluminação, restauração de todas as portas, douramento das cruzes dos escudos e de adornos da Igreja, restauro e pintura na cor original do portal que abriga os vitrais dos arcanjos, restauro dos bancos existentes e introdução de novos bancos no presbitério, pintura das molduras das folhas de acanto, sonorização, repaginação do presbitério, restauro da cátedra do bispo, restauro do piso, climatização do altar, abertura da cripta para visitação e celebrações. Também foram criados novos espaços como a Sala do Batismo e da Reconciliação, com construção da nova pia batismal e piso com detalhamento artístico em mosaico. Foi criado, ainda, o novo altar para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Vitória.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia

Texto: