Notícias Banestes

Banestes firma parceria com Associação dos Amigos dos Autistas para realização de ações sociais

Vitória -

O Banestes assinou nesta sexta-feira (27) contrato de parceria com a Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes).  Por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o Banco vai repassar R$ 45 mil para a entidade realizar ações sociais. Embaixador da associação, o capixaba e ex-jogador de futebol Sávio participou da assinatura.

O convênio foi assinado na sede administrativa do Banestes, em Vitória, entre o diretor-presidente do banco, Guilherme Dias, a presidente da Amaes, Edirlene Donato Del Pupo, e o gerente de Projeto da associação, Carlos Cavaco. 

O primeiro projeto que será beneficiado por meio da parceria do Banestes com a Amaes é o “Criança Grande”. O objetivo é ajudar no atendimento a autistas adultos, promovendo sua socialização familiar e na comunidade. Eles receberão acompanhamento de psicólogos, pedagogos e fonoaudiólogos.

Uma das ações desse projeto será a realização de uma partida beneficente entre jogadores veteranos. Conhecido como “Gol Azul”, o encontro reunirá inúmeras estrelas que marcaram época no futebol nacional por uma grande causa: a de levantar fundos e também informar sobre o autismo. O jogo acontecerá em 20 de dezembro, às 10h, no Estádio Estadual Kléber Andrade, em Cariacica.

O presidente do Banestes, Guilherme Dias, destacou a importância de o banco apoiar projetos como o da Amaes. “O banco faz parcerias com entidades e apoia causas como a da Amaes, o que é muito importante para o Banestes, para a sociedade capixaba, e faz parte nossa política de Responsabilidade Socioambiental”, assinalou.

O ex-jogador Sávio disse que está muito feliz com a parceria firmada com o banco. “Me perguntam se tenho filho autista e se, por isso, sou embaixador da Amaes. Não. Não tenho filhos autistas, mas abracei essa causa. É uma vitória para mim”, relatou.

A presidente da Amaes acrescentou que a entidade realiza um trabalho de conscientização e que parcerias com essa firmada com o Banestes são muito importantes.

A Amaes foi constituída, há 14 anos, com a missão de exercer a luta pela defesa e garantia das pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e de seus familiares. A entidade também visa a acolher, difundir informações e prestar atendimento incentivando a autonomia dos autistas. Atualmente, a associação atende cerca de 90 pessoas por mês.

Mais parcerias Banestes

O Banestes está ajudando a mudar a história de várias pessoas, repassando recursos por meio do FIA. Somente em 2015, cerca de R$ 240 mil serão investidos na melhoria da qualidade de vida de comunidades em todo o Estado.

Até o final do ano, outras cinco entidades firmarão parcerias com o Banestes. Algumas já possuem acordos com o banco há alguns anos. Um dos projetos abraçados é o “Lar Semente de Amor”, que atende crianças e adolescentes carentes da região de Carapebus, na Serra. A ONG já existe há 20 anos. Só no ano passado, atendeu a mais de 300 menores, com oficinas de informática, artesanato, surfe, jiu-jitu, capoeira e dança.

A Liga Urbana de Streetball (Lusb), de Cachoeiro de Itapemirim, é mais um caso de sucesso. Cerca de 100 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos de idade, participam do projeto que não se limita à prática do basquete de rua. Um dos principais objetivos é atender jovens carentes, em situação de risco social.

O Serviço de Engajamento Comunitário (Secri) é outra entidade apoiada pelo Banestes, que realiza trabalhos sociais em bairros de risco em Vitória.  As ações desenvolvidas beneficiam crianças, adolescentes e jovens (4 a 24 anos), nos bairros de São Benedito, Bairro da Penha, Bonfim, Consolação, Floresta, Engenharia e Jaburu.

Já em Guarapari, a Associação Salvamar se destaca por desenvolver projetos sociais no bairro Perocão, moradia de muitas famílias de baixa renda. Criada em 2002, oferece aulas de desenho artístico, violão, handebol, capoeira, judô e futebol para crianças e adolescentes.

A ONG também oferece acesso à Internet e aulas de reforço escolar. Atualmente são beneficiados diretamente mais de 250 jovens e, indiretamente, seus familiares e comunidades da região.

Também de Guarapari, a Creche Alegria receberá ajuda do Banestes. A entidade atende os moradores da região de Santa Mônica, oferecendo para crianças alimentação e acompanhamento profissional em período integral. Recentemente, inaugurou um consultório dentário.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia

Texto: