Seu browser não suporta javascript

Notícias Banestes

Agência internacional de rating emite nota A+ para Banestes

Vitória - 18/12/2014

A agência classificadora de risco de crédito Fitch Ratings informou ao mercado, nesta quinta-feira (18), nota A+, com perspectiva estável, atribuída ao Banestes. Desde 2005, o banco já é avaliado pela LFRating (Lopes Filho Rating - empresa de atuação nacional). Agora a Fitch foi selecionada, entre as empresas de atuação internacional, para emissão do rating do Banestes.

A classificação está baseada na avaliação dos aspectos econômico-financeiros, dos padrões de governança corporativa e da capacidade de crescimento sustentado do Banestes.

Os ratings da Fitch consideram a importância regional da Instituição e sua estável base de captação de varejo, além dos indicadores de rentabilidade e liquidez, compatíveis com seu perfil varejista.

Além da reconhecida atuação do Banestes no setor público, o banco possui expressiva participação no setor privado. Em sua carteira de crédito, as operações com pessoa jurídica respondem por, aproximadamente, 50%.

Dentre os fatores analisados, a Fitch também considera o fato de o banco ser líder no mercado capixaba em depósitos a prazo, e sua relevante participação em depósitos e operações de crédito.

O Banestes tem importante atuação no financiamento do setor produtivo capixaba. As operações junto a médias e pequenas empresas representam relevante pilar para o desenvolvimento da economia do Estado, atendendo aos segmentos rural, industrial, de serviços e de infraestrutura.

O rating considera ainda o baixo custo de captação, sobretudo em razão de o banco deter a maior rede de atendimento no Estado. Com 134 agências localizadas no Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, o Banestes é a única instituição com agências presentes em 100% dos municípios capixabas.

A Ficth destaca também a estratégia adotada pelo banco de buscar maior diversificação, com emissão de letras financeiras no mercado brasileiro e oferta de Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) em sua rede de agências.

Para Guilherme Dias, o presidente do Banestes, a avaliação de risco de crédito pela Fitch, uma das três maiores com atuação internacional, representa mais um passo no aperfeiçoamento do processo da governança corporativa do Banestes. “Nosso objetivo é tornar mais transparente a gestão do banco, perante os clientes, acionistas e a sociedade de um modo geral", disse.

Dias enfatizou que a nota A+ representa a elevada credibilidade do banco no mercado e estimula a todos que trabalham na instituição a tornar o banco ainda mais competitivo.

“A avaliação positiva reveste-se de importância singular, considerando a conjuntura econômica difícil que o país e algumas das maiores empresas atravessam”, assinalou.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Lúcia Garcia