Seu browser não suporta javascript

Notícias Banestes

Banestes garante recursos para revitalização da Catedral de Vitória

Vitória - 16/06/2014

A Catedral Metropolitana de Vitória vai ficar de cara nova.  As melhorias fazem parte do contrato de restauro da edificação firmado entre o Banestes e o Instituto Modus Vivendi, sob a orientação do Governo do Estado do Espírito Santo, que autoriza o início da segunda fase das obras.  A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em um ano.

Assinatura da Obra da Catedral de Vitória

A igreja vai contar com novas instalações elétricas, acústica e sonorização, além de receber um moderno sistema de segurança e de combate a incêndio.  A catedral também vai ganhar sistema de climatização e iluminação cênica.  As obras de infraestrutura ocorrem desde fevereiro.

A assinatura do contrato ocorreu domingo (15), com a presença do presidente do Banestes, Guilherme Dias; do governador do Estado, Renato Casagrande; do pároco da catedral, Paulo Régis; e a presidente do instituto, Erika Kunkel. Em seguida, ocorreu uma missa em ação de graças.

O presidente do Banestes, Guilherme Dias, considera ser importante a instituição financeira participar do restauro da catedral. “Estamos felizes em participar desse projeto, que faz parte da revitalização do Centro Histórico de Vitória. O Banestes valoriza a história, o patrimônio e a identidade capixaba. Mostra nosso compromisso com a sociedade”, destacou.

Já o governador endossou o compromisso com a cultura do Espírito Santo. “A participação do Banestes nesse projeto é muito importante, pois teremos uma catedral à altura para a comunidade, por se tratar não somente de um patrimônio da Igreja, mas de todos os capixabas, da nossa história e cultura”.

O padre Paulo frisou a importância do apoio do Banestes. “Durante muito tempo ficamos passando tinta, cobrindo as imperfeições do templo. Essa ampla reforma deixará o templo de cara nova, mais moderno e cômodo para os fiéis. Em nome da Arquidiocese de Vitória, agradecemos a parceria”, ressaltou.

Iluminação

A área externa da igreja mudará de cor, sem precisar trocar as lâmpadas. Um sistema em LED permitirá instalar todas as luzes, de diferentes cores, de uma vez. Um sistema de automação termina o trabalho, controlando quais as cores serão acesas.

Essa mesma tecnologia será usada na iluminação cênica na área interna, que permitirá diferentes jogos de luz em ocasiões como missas, casamentos e apresentações de corais, por exemplo.

O Banestes já participou da primeira fase de restauro da Catedral Metropolitana de Vitória. Na ocasião, o telhado da igreja (parte havia desabado há quatro anos) e os vitrais foram recuperados, além de finalizar os projetos de levantamento arquitetônico e diagnóstico do imóvel. Também serviu para estudos históricos, prospecções artísticas e elaboração dos projetos complementares necessários para execução desta nova fase.

O projeto foi elaborado pelo Instituto Modus Vivendi, com repasse de valores pelo Banestes, via Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Nas duas fases de obras, o banco investiu quase R$ 1 milhão.

› Mais notícias...

Informações à Imprensa:

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Banestes
Lúcia Garcia
lmgarcia@banestes.com.br
assessoriadecomunicacao@banestes.com.br
Texto: Jardel Torezani