Logo Banestes S.A.

O que aprendi sobre dinheiro com Game Of Thrones

Mais uma temporada de Game Of Thrones (GOT) acabou e já está deixando saudades para muitos fãs. Além de divertir, sabia que no cenário recheado de disputa por poder e guerra que a série traz é possível aprender grandes lições sobre o dinheiro?

Como o nome sugere, GOT apresenta o jogo para conquistar o desejado Trono de Ferro. Em meio a tantas tramas, é necessário bem mais que dinheiro. O enredo mostra que planejamento, contas em dia, controle financeiro e determinação definem quem ganhará a guerra.

Já que os fãs terão que aguardar até 2019 para a oitava temporada da série, o Banestes selecionou algumas dicas valiosas que dão para aprender assistindo Game Of Thrones e como elas que podem ser aplicadas no nosso dia a dia. Confira:

Não gaste dinheiro com o que não precisa

Na primeira temporada de GOT, vimos que o Rei Robert Baratheon não dava muita importância para questões financeiras, gastava o dinheiro dos Sete Reinos com bebidas, mulheres e torneios, deixando o reino enfraquecido e com suas finanças totalmente instáveis.

Trazendo esse descontrole para a realidade, por vezes gastamos muito com supérfluos. Barzinho com os amigos, sobremesa depois de todo almoço, lanchonetes e restaurantes no final de semana, festas e shows... Todas essas pequenas coisas podem pesar bastante no final do mês. Tenha em vista que, mesmo que o dinheiro saia aos pouquinhos, ele pode comprometer sua renda. Não precisa cortar totalmente esses extras, mas estabeleça metas de gastos e prioridades.

Credibilidade no mercado abre portas

Após a morte de seu pai, a personagem Arya Stark consegue acessos restritos e diferenciados viajando apenas com uma moeda a caminho da cidade de Braavos. Condução e moradia só foram possíveis porque ela inspirava confiança ao apresentar sua moeda Valar Morghulis.

Estar em equilíbrio com as finanças é importante para a avaliação do universo bancário. Créditos, financiamentos e outras vantagens são mais fáceis de serem conseguidos ou ofertados se você for um cliente com credibilidade no mercado. Assim, fica muito mais fácil financiar a casa própria, aumentar o limite do cartão de crédito, dentre outras coisas.

Não se enrole em suas próprias dívidas

Em Game Of Thrones, Petyr Baelish, o Mindinho, é o tesoureiro do Conselho Real dos Sete Reinos, o verdadeiro administrador das finanças reais. Por conta das irresponsabilidades do Rei em gastar, ele permitiu o acúmulo da dívida de 6 milhões de dragões de ouro, fazendo que o reino quebrasse em dívidas.

Planejar o pagamento das dívidas deve ser sempre listado como prioridade em um orçamento familiar. Mapeie todas as dívidas, selecione entre elas as de valor menor e maior e, assim, defina um cronograma para pagamentos. Com as dívidas em dia é possível partir para a próxima etapa, que inclui poupar e investir para alcançar metas.

“Um Lannister sempre paga suas dívidas”

A frase que marca a tradição da Casa Lannister é falada durante toda a série com o objetivo de passar uma visão de compromisso. Não importa o que fosse pedido, todos sempre estavam dispostos a fazê-los a um Lannister. O motivo era simples: “Eles sempre pagam suas dívidas”.

Ter as contas em dia, devidamente pagas, para muitos é um verdadeiro desafio. Porém é importante aprender com um Lannister a importância de cumprir os compromissos que desejar firmar. Tenha em vista planejamento e conheça a sua situação financeira. Assim, poderá avaliar a viabilidade de realizar seus projetos e cumpri-los sem prejudicar seu orçamento.

Planejamentos e estratégia determinam seu sucesso financeiro

Na última temporada de Game Of Thrones, a personagem Cersei Lannister estava endividada com o Banco de Ferro de Braavos e tinha muito a perder caso fosse atacada. Priorizar o pagamento de sua dívida permitiu que ela concretizasse seu objetivo, aumentasse seu exército e frota marítima para a guerra e, a partir de então, tivesse muito mais chances de ganhar.

Planejamento e estratégia são fundamentais para alcançar aquele objetivo tão sonhado, seja ele ganhar uma guerra e se manter no trono de ferro. No mundo real, isso vale para conseguir realizar aquela viagem tão sonhada, comprar um carro ou até mesmo um apartamento. Metas e determinação são fatores determinantes para o sucesso.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais