Logo Banestes S.A.

Passos para abrir seu primeiro negócio

Em busca de realização pessoal, 28% dos brasileiros desejam empreender e se tornar donos do próprio negócio. As ideias são muitas e das mais criativas, mas aliar sonhos e finanças é um grande desafio para um projeto de sucesso.

A pesquisa, realizada pelo Instituto Data Popular, traz mais um dado importante: 38 milhões de brasileiros encontram no empreendedorismo a possibilidade de crescimento profissional e perspectiva de qualidade de vida. Porém, o Sebrae alerta que pequenos empreendedores fecham as portas em menos de um ano de atuação no mercado, devido à falta de conhecimento.

A gerente de Crédito para Investimento e Desenvolvimento do Banestes, Daniela Aleluia, aponta que é fundamental ter planejamento e organização e que o empreendedor deve atentar para os desejos e aspirações do mercado.

“Se você tem uma boa ideia, conheça o que desejam seus potenciais clientes e identifique quem é e como atua a concorrência. Planejamento e ferramentas certas para tomadas de decisão auxiliam bastante na condução dos negócios”, explica a profissional.

A falta de conhecimentos sobre gestão e administração reflete nas finanças e, consequentemente, a falência do projeto. Pensando em estimular e incentivar essas iniciativas empreendedoras, o Banestes selecionou algumas dicas para você abrir seu primeiro negócio com poucos gastos e equilíbrio.

Busque conhecimento

Se capacitar antes mesmo de abrir o primeiro negócio é a melhor chance de fazer seu empreendimento dar certo. Estude sobre o mercado que irá atuar, qual setor irá escolher, possíveis concorrentes que irá encontrar, dentre outros fatores.

Planeje-se e conheça bastante sua área de trabalho. Se necessário, busque ajuda em cursos e projetos inovadores. Além de estimular e forjar mais suas ideias, isso fará você se sentir muito mais preparado para as dificuldades.

Modelo de negócios

Só ter boas ideias e buscar conhecimento também não são suficientes. Tenha um plano de negócios, canvas ou mapa estratégico para te ajudar. Sair do plano das ideias e colocar todas as informações no papel trazem clareza para o negócio que você pretende começar. Com isso em mãos você identifica mercado, custos, mão de obra e profissionais necessários, dentre outros detalhes.

É muito importante traçar todos esses passos. Você entra no mercado mais seguro e com menos medo de arriscar, pois já conhece bem todos os pontos que precisam ser trabalhos. A chance de se destacar da concorrência também é muito maior, evitando uma possível quebra do negócio.

Invista no seu sonho

Para tirar a ideia do papel é preciso fazer investimentos nos primeiros anos do empreendimento. Para obter o todo o capital necessário é preciso reservar uma boa quantia em dinheiro destinado à execução do planejamento. Caso não consiga todo o valor necessário, veja a opção de um crédito financeiro.

Com o microcrédito, o Banestes incentiva e apoia o microempreendedor. Sem necessidade de apresentar renda comprovada, você pode aumentar a capacidade produtiva do seu empreendimento fazendo com que ele renda muito mais.

Avalie resultados

A melhor forma de medir se sua empresa está indo na direção certa é avaliando os resultados de todo trabalho feito. Acompanhe sua situação financeira para não entrar em conflito com os investimentos destinados ao negócio e às contas do dia a dia.

Meça tudo, quanto maior o acompanhamento, maior as chances de melhorar seu trabalho. Afinal, não existe nada que não possa ser melhorado. Pense em ferramentas, inclusive digitais, dentro das próprias redes sociais, que possam te ajudar a medir todos os índices necessários.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais