Logo Banestes S.A.

O que é melhor: prazo maior com parcelas mais baixas ou prazo curto com juros menores?

Comprar um carro, dar entrada no primeiro apartamento, adquirir um novo eletrodoméstico. Quando chega o momento da compra sempre surge a dúvida: financio a longo prazo e garanto parcelas mais baixas ou junto uma grana e consigo um prazo curto com juros menores e, consequentemente, parcelas mais altas?

Segundo o gerente de Análise de Risco do Banestes, Leonardo de Oliveira Boa, as respostas variam muito de acordo com aquisição do bem. Caso queira comprar um imóvel, devido ao seu valor agregado, a melhor opção é financiar a longo prazo. Caso queira apenas comprar um novo eletrodoméstico, vale reduzir o prazo e pagar um pouco mais nas parcelas.

“Para realizar esses sonhos é necessário sempre pensar em condições de pagamento à vista, como meio de garantir algum desconto. No caso de compras parceladas, sempre analise se a parcela caberá realmente no orçamento. Essa avaliação varia de acordo com as condições financeiras de cada pessoa. Por isso a pesquisa é tão importante, principalmente se for para a compra de um bem durável”, explica o gerente.

O Banestes selecionou alguns exemplos de compra, assim você fica antenado ao mercado e evita o endividamento.

Automóveis

Carro usado ou zero quilômetro, não importa. O pagamento à vista é sempre o mais aconselhado por especialistas. Porém, nem sempre é o mais utilizado. No ramo automotivo, 85% das vendas de carros são feitas por meio de financiamento.

Normalmente é exigida uma pequena entrada no valor do carro, na faixa de 10%. Faça um planejamento e comece a juntar dinheiro com antecedência. Se for possível, pague uma entrada maior. Analise bem as possibilidades: com uma boa entrada os valores das parcelas podem ser amortizados, deixando as prestações mais suaves.

O Banestes possui uma linha de crédito para financiamento de veículos com taxa a partir de 1,25% ao mês e financia até 100% do veículo. O cliente tem até 90 dias para pagar a primeira parcela.

Casa própria

Despesas extras sempre acompanham a compra de um novo imóvel. Então, a não ser que você tenha uma boa poupança e esteja com dinheirinho sobrando, invista nas opções de financiamento na hora de comprar um imóvel. Assim como a compra de automóveis, para adquirir sua casa é necessário dar uma entrada de aproximadamente 20%. Faça um bom planejamento.

Além disso, tenha em mente que você terá que estar em equilíbrio com suas finanças, afinal, terá todo mês parcelas fixas para quitar. Por se tratar de uma compra a longo prazo, controle financeiro evita possíveis contas no vermelho.

O Banestes possui as melhoras taxas de Crédito Imobiliário do mercado e financia até 90% dos imóveis residenciais. Atualmente, o financiamento pode ser adquirido a partir de 9,8% ao ano.

Móveis e eletrodomésticos

Mais barato que um carro e um apartamento, mas ainda assim um valor considerável no orçamento. Mobiliar a casa pela primeira vez ou até mesmo reformar um cômodo pode comprometer boa parte da renda caso não haja uma boa pesquisa de mercado.

Invista em um financiamento inverso. O que é isso? Veja o valor das parcelas e deposite em uma caderneta de poupança. Ao final do mês você terá todo o valor necessário para comprar o produto à vista e ainda garantir uma boa negociação com descontos. Outra opção é recorrer ao menor número de parcelas possíveis ou dar uma entrada maior e parcelar o resto da compra.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais