Logo Banestes S.A.

Não caia na “Black Fraude”

Mais uma Black Friday está chegando e você só está esperando chegar a sexta-feira para comprar aquele notebook tão sonhado, trocar a geladeira que já deu o que tinha que dar ou mudar os móveis da sala. O momento parece muito oportuno, mas é bom ficar atento para fazer bom uso do dinheiro.

O Banestes listou cinco perguntas que você deve fazer antes de ir às compras. Se ficar na dúvida em algum dos questionamentos, é melhor repensar e não gastar dinheiro. Assim você foge do aperto!

Você precisa mesmo disso?

A primeira pergunta que se deve fazer na hora de comprar um novo produto é: você precisa mesmo dele agora? Se a resposta for não, aproveite para fazer aquele cofrinho e garantir mais tarde a compra do seu produto à vista. Afinal de contas, essa é sempre a melhor alternativa para não contrair dívidas.

O desconto é de verdade?

A Black Friday no Brasil ganhou o apelido de “Black Fraude” porque nem sempre os produtos citados como promocionais têm realmente uma baixa nos valores. Para não cair no golpe, pesquise. Tenha em mente o produto que deseja comprar e avalie valores em todas as lojas que achar: físicas e on-line.

A loja vai estender a promoção?

Algumas empresas já aderiram ao saldão desde o início da semana, a chamada Black Week. Outras mantêm esses preços até o fim de semana ou estendem para a semana seguinte. Se o seu produto não estiver dentro do preço planejado para ser gasto, às vezes vale a pena esperar mais um pouquinho para garantir o descontão.

Tenho dinheiro para comprar à vista?

A opção de pagar à vista é melhor, porém nem sempre possível. Avalie se os preços promocionais na loja visitada permanecem com o mesmo desconto se a compra for parcelada. Do contrário, vale a pena avaliar outra loja, mesmo que o valor esteja um pouco acima. No final das contas, o mais barato pode sair caro. Fique atento!

Esta loja é realmente segura?

Achou o produto dos sonhos e com ótimos preços? Agora é só fechar?! Ainda não! Primeiro verifique a procedência da loja, olhe a avaliação do produto por outros compradores, comentários, pesquise para ter certeza que vale a pena fechar o pedido. Se mesmo com toda cautela a compra não der certo e deixar algum tipo de insatisfação, não hesite e denuncie as irregularidades. Compra boa é compra sem prejuízo.

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais