Logo Banestes S.A.

Eu consigo guardar dinheiro!

Para muita gente, guardar dinheiro é como aquela promessa de começar o regime na segunda-feira ou no primeiro dia do ano: um plano nunca executado. Mas com controle e planejamento, e uma dose de persistência, é possível sim poupar e garantir uma quantia para algum projeto ou emergência.

Se a grande dificuldade é estabelecer a rotina de guardar uma parte do salário, outra tarefa complexa é definir quanto será guardado. A verdade é que só é possível poupar e traçar metas se as finanças estiverem em ordem.

Não se obrigue a reservar uma parcela que vá comprometer seu orçamento familiar. Muitos especialistas apontam que guardar 10% do seu rendimento financeiro é um bom começo.

Para a gerente de Contas de Depósito do Banestes, Isis Parteli, se a meta é economizar R$ 100 por mês, por exemplo, deve-se começar aos poucos, até que se crie o hábito de guardar essa quantia todos os meses e “aprender” a viver sem aquele dinheiro. Nesse caso, ela indica traçar um plano. Veja na tabela abaixo:

Mês Economia R$
1º mês 1% 10,00
2º mês 2% 20,00
3º mês 3% 30,00
4º mês 4% 40,00
5º mês 5% 50,00
6º mês 6% 60,00
7º mês 7% 70,00
8º mês 8% 80,00
9º mês 9% 90,00
10º mês 10% 100,00

Isis Parteli explica ainda que o ideal é criar metas e determinar prazos para os seus objetivos. As metas podem ser de curto, médio e longo prazo: imprevistos, viagem dos sonhos e até mesmo aposentadoria. Mas onde guardar o dinheiro? Vai depender do que você quer realizar.

“Se a meta é de curto prazo e o objetivo é acumular recursos para um fundo de emergência, como saúde ou desemprego, a opção mais indicada é a poupança, por ser um investimento de baixo risco que possui rentabilidade garantida e liquidez imediata, além de isenção de IOF e imposto de renda sobre os rendimentos para pessoa física”, orienta.

Também há outras opções de investimentos, entretanto, é preciso analisar as opções mais adequadas à meta estabelecida. O importante é não deixar o dinheiro parado. Sempre dá para fazer seu dinheiro render. Ao final, você vai ver que não é impossível dizer: eu consigo guardar dinheiro!

Algumas dicas

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais