Logo Banestes S.A.

Dezembro: Muitas festas (e gastos)

Dezembro é recheado de festa e happy hour. Cinema, balada, restaurante, reunião com os amigos do trabalho, da faculdade, da academia, da igreja, com a família... São várias as opções.

O problema é que, independentemente da sua escolha, sair normalmente implica em gastar. E quando a situação financeira está mais apertada, as despesas com lazer podem ser grandes vilões. O ideal é curtir essas saidinhas e confraternizações e ainda ter dinheiro para preparar aquele prato para a ceia de Natal, comprar presentes e até uma roupa nova para a virada de ano.

Pensando em te ajudar a virar 2018 no azul, o Banestes lista abaixo algumas estratégias de como se divertir em dezembro gastando pouco e, assim, fugir do aperto.

Fique de olho na sua conta

Dica simples, porém indispensável. Tenha controle sobre o dinheiro que possui na conta, principalmente em dezembro, quando entra o 13º. Cheque seu extrato mais vezes. Lembre-se que você, além das festinhas, ainda terá que gastar no Natal e Ano Novo com ingredientes para as ceias, roupas e presentes. Antes de sair para o happy hour ou confraternização, reveja seu saldo e lembre as despesas que terá até o final do mês. Assim você não perde o controle das suas finanças.

Use o cartão de crédito com cautela

O mau uso do cartão de crédito é a causa do descontrole financeiro de muitas pessoas. Então, não entre nessa furada. Se você tem um valor “x” para gastar ao sair e sabe que pode se empolgar e cometer alguns excessos, deixe seu cartão em casa. Opte em levar a quantia em dinheiro. Assim não corre risco de ultrapassar o orçamento nem comprometer o resto das suas saidinhas de dezembro.

Escolha apenas um dia para sair

Se a situação financeira está realmente crítica, adote uma postura radical: escolha apenas um dia da semana para sair e gastar. Mais do que se divertir, é preciso ter responsabilidade financeira. Equilibre seu lazer com o que você realmente pode pagar.

Coma antes

Marcou a balada com os amigos e já sabe que vai gastar horrores? Bem, por que não sair de casa já alimentado? Fazendo uma boa refeição antes você economiza nos petiscos da noite. Outra opção é, antes de chegar ao seu destino, passar naquela lanchonete ou restaurante que você sabe que tem valores mais baixos. Dessa forma, resolve a fome e também o bolso.

Bike ou séries na TV

Já sabe que a grana não vai chegar até o final do mês? Não insista. Procure programações que não vão doer no seu bolso. Já olhou aquela série nova da TV? E o passeio de bicicleta pelo calçadão? As opções para se divertir gastando pouco (ou nada) são muitas. Reúna os amigos e estimule a criatividade

Leia mais dicas em Banestes nas Mídias Sociais